Quando você compra uma fruta é importante saber quanto tempo ela vai durar antes de começar a estragar para evitar que isto aconteça e conservá-la em local adequado garantido a sua qualidade na hora de consumi-la. O engenheiro agrônomo da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF), Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, explicou um pouco sobre esse assunto e a influência do amadurecimento das frutas antes ou depois de serem comercializadas.
Abacate, banana, mamão e maracujá são exemplos de frutas que amadurecem depois de compradas e acabam tendo uma durabilidade menor, pois se transformam muito rápido. Por outro lado, a maçã é uma exceção, ela também amadurece depois, mas acaba demorando mais para estragar. Outra fruta que apresenta uma validade maior é a laranja, aliás, todos os integrantes da família Citrus (limão, tangerina, mexerica), quando dispostos para serem vendidos estão maduros.
Agora, o morango quando comprado já vem maduro e mesmo assim tem uma longevidade muito pequena. Então, o fato de uma fruta ter um duração menor que a outra, está diretamente, ou não, ligado ao fato de amadurecerem antes ou depois de serem colocadas a venda? Segundo Almeida "isso ai está mais ligado ao ritmo respiratório da fruta, do que a esta característica de amadurecer ou não amadurecer".
O figo, por exemplo, não amadurece depois, mas pode ter um reação de "amolecimento". Outra dica importante é na hora de escolher o morango, observe se ele está muito verde, Almeida diz que ele pode até chegar a ficar vermelho, mas foi colhido muito antes do período certo, então mesmo se alcançar a coloração comum, o gosto não será o mesmo que estamos habituados, "recomendamos ao produtor que, pelo menos, 70% esteja vermelho na hora da colheita", completa o engenheiro.
Já que o assunto em questão é a cor da fruta, vale ressaltar que a cor da casca da laranja não tem relação com o fato da fruta estar mais, ou menos doce. Esse fato deve-se a região em que a fruta é plantada, se o clima é mais quente ou mais ameno. Sendo mais azeda no Sul e mais doce em regiões do Norte/Nordeste.
![]() |
Banana - Imagem: Arquivo/CEAGESP |
Outra dúvida que é bom ser esclarecida é a de que colocar banana na geladeira não vai fazer com que isso prolongue a sua duração, pelo contrário, ela é uma fruta que não resiste a temperaturas mais baixas como a da geladeira, o máximo que ela aguenta está em torno de quatorze ou quinze graus. Abaixo disso ela começa a perder a sua cor amarela e vai começando a ficar preta. Isso serve para também para fruta do conde a atemoia.
Confira também:
Confira também:
Comentários
Postar um comentário