Pular para o conteúdo principal

CEAGESP ganha primeiro instrutor oficial de classificação de grãos

Com a expansão do agronegócio, a profissão de classificador de grãos tem conquistado visibilidade. São esses profissionais os responsáveis em classificar e selecionar os grãos para que cheguem até nossa mesa mantendo sempre a melhor qualidade.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), por ter a armazenagem como um de seus negócios, possui em seu quadro funcional onze profissionais credenciados como classificador de grãos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Na última quarta-feira, 12, esse time de peso ganhou um reforço muito especial: o classificador Evandro Goulart, funcionário da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF) no Serviço de Classificação Vegetal (SECLAC) do Departamento de Armazenagem (DEPAR), foi nomeado pela Coordenação Geral de Qualidade Vegetal - CGQV/ MAPA como Instrutor Oficial de Classificação de Produtos de Origem Vegetal.
O classificador alcança este título quando os coordenadores de qualidade vegetal do MAPA reconhecem o potencial e o compromisso do profissional pelos serviços de classificação vegetal no país, que é uma ferramenta instituída pela Lei 9.972 e pelo Decreto 6.268, que regulamenta o desenvolvimento do agronegócio no que se refere aos mercados de importação, exportação e comércio interno de grãos e hortifrutigranjeiros padronizados.
A CGQV/MAPA, ao reconhecer o empenho da CEAGESP na multiplicação de todo o conhecimento adquirido ao longo de sua história e ao credenciar Evandro como instrutor de ensino, faz deste profissional o primeiro professor de classificação de grãos oficial da Companhia. Com esse título em mãos, agora será possível a participação e a realização por parte da empresa em cursos oficiais para a formação de novos classificadores de  trigo, milho e soja, e para promover capacitação técnica de profissionais da área como produtores, agentes da indústria, cerealistas e afins.
"Essa conquista, além de profissional, é para a Companhia. Meu objetivo é exercer com excelência a função e ser multiplicador dos conhecimentos de classificação de produtos de origem vegetal, para juntos, contribuirmos para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio no país e dos profissionais da área", conta Evandro. E completa: "O importante é que demos um passo a mais para trabalharmos com o  mesmo rigor profissional, buscando sempre o aprimoramento técnico para nossa Companhia, respaldados pela confiança dos agentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e por nossas responsabilidades."
Para maiores informações sobre capacitação para classificação de grãos, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Seção de Classificação Vegetal  pelo telefone: (11) 3643-3724 / 3797 ou pelo e-mail: seclac@ceagesp.gov.br
Leia também: