Pular para o conteúdo principal

Descubra as curiosidades do melão, a fruta com 850 variedades



Você sabia que o melão é cultivado pela humanidade há milhares de anos? Já na Bíblia, há menções sobre o consumo desta fruta, que também aparece em pinturas egípcias de 2.500 a.C. Não se sabe ao certo qual é a região de origem do melão, mas a maior parte dos historiadores acredita que o Oriente Médio é o berço da fruta.

As primeiras sementes de melão chegaram às Américas através das viagens de Cristóvão Colombo por volta do século 15, mas no Brasil, o cultivo em larga escala só foi adotado na década de 1950. Diferenciando-se umas das outras pela cor e textura da casca, sabor e tamanho, seis variedades de melão são facilmente encontradas no país durante todo o ano, graças ao cultivo em estufas, que permitem o desenvolvimento dos frutos.

Entre estas espécies, podemos destacar o Pele de Sapo e o Cantaloupe, que têm a casca verde rajada, mas são diferentes no interior: o primeiro tem a polpa alaranjada, enquanto o outro é verde-claro por dentro. Já o Orange também é rajado por fora, mas tem tanto a casca quanto a polpa alaranjadas.

O melão amarelo, por sua vez, é o mais popular no Brasil. Também conhecido como melão espanhol ou comum, é o mais resistente ao manuseio e aos processos pós-colheita. Além da polpa, também é possível torrar e salgar as sementes para comê-las ou utilizar sua casca no preparo de saborosas receitas, como geleias. Que tal aproveitar que o melão amarelo está com preço em baixa nesta semana para provar?

Em 2014, o melão esteve entre as 10 frutas mais vendidas no Entreposto Terminal São Paulo da CEAGESP, movimentando cerca de R$ 140 milhões. Todo este volume teve origem, principalmente, nas cidades de Mossoró (RN), Aracati (CE) e Petrolina (PE), todas no nordeste do país.

Comentários