Pular para o conteúdo principal

Xaréu: o peixe bom de briga

 


Você já ouviu falar desse peixe? Já testou alguma receita? Se a resposta for não, você veio ao lugar certo! Confira tudo sobre esse peixe bom de briga no texto abaixo.

O Xaréu, de origem espanhola, é um peixe de água salgada. Ele é conhecido por diversos nomes que variam de região para região: crevalle jack, cabeçudo, aracaroba, guaracema, guiará, xalerete, xaréu-cavalão, xaréu-macoa, xaréu olho-de-boi, entre outros.

No Brasil esse peixe é encontrado no norte, sul e sudeste (desde o Amapá até o Rio Grande do Sul). Em outro países encontra-se no Oceano Pacífico Oriental e Atlântico Ocidental, mas especificamente do Canadá até a Argentina. O Xaréu, que vive em pequenos cardumes, prefere águas costeiras e recifes, pois se alimenta de outros peixes menores.

Suas características físicas incluem olhos grandes e corpo ovalado e estreito. Além disso, apresenta, em sua maioria, escamas em tons azulados, prateados, dourados e amarelos. Normalmente medem 24 cm, mas, dependendo do tipo, podem chegar a 1,5m de comprimento e pesar 25kg.

O Xaréu é o peixe ideal para pescadores aventureiros, pois é bom de briga! Ele é um peixe briguento, que luta pela sua sobrevivência, o que torna a pesca esportiva muito emocionante. Quando capturado, emite um som através da traqueia.

Em relação a sabor, o Xaréu tem uma textura firme e um gosto marcante e intenso. Ele é rico em ômega 3, vitamina B6 e B12, fósforo, potássio e selênio. Ele auxilia no aumento da imunidade, ganho de massa muscular, fortalecimento dos ossos, prevenção de doenças cardiovasculares e a manter o metabolismo do sistema nervoso.

Você pode preparar esse incrível peixe servindo-o frito, chapeado, assado, grelhado, empanado, cozido ou defumado.

Agora que você já sabe tudo sobre esse incrível peixe, é só aproveitar que ele está em alta esse mês de abril e prepara-lo em um delicioso almoço!

 

COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADOS NA CEAGESP

FUNCIONAMENTO NORMAL DURANTE A QUARENTENA. ANOTE OS DIAS E HORÁRIOS:

SÃO PAULO - CAPITAL ATACADO: Na madrugada de terça, quinta e sábado, sempre das 2h às 6h da manhã no Portão 15 da Rua Xavier Kraus, Vila Leopoldina.

Os dados dos comerciantes de pescados estão disponíveis no nosso site no GUIA CEAGESP e a média dos preços em COTAÇÕES - PREÇOS NO ATACADO.

VAREJO:

* 4ª feira das 14h às 22h no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7

* Sábado das 7h às 12h30 e Domingo das 7h às 13h30 no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3. 🐟

Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina.

 

INTERIOR - BAURU

ATACADO E VAREJO

2ª a 6ª feira – das 8h às 18h

Sábado – das 8h às 17h

Av. Nações Unidas, 50-98 – Presidente Geisel

 

Fontes: Pão de Açúcar, Blog Pesca Gerais e Ocean Inspiration.

 

Comentários