Pular para o conteúdo principal

Batata doce rosada é o destaque da semana (29/9)


Já faz um tempo que a batata doce virou a queridinha dos esportistas, por ser um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, seu açúcar leva mais tempo para ser digerido pelo organismo, por suas fibras que ajudam no trato intestinal, e também por ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como vitamina A, C e do Complexo B, além de cálcio, fósforo, ferro e grande quantidade de betacaroteno.

Originária da América Central, a batata doce é encontrada no Brasil na variedade branca, roxa e branca, e destina-se tanto para ser consumida à mesa – em pratos salgados ou doces – na indústria – de alimentos e química – e para forragem. Entre elas, a que traz mais vitaminas e minerais é a batata doce rosada, que também tem sabor mais doce e úmida que quando comparada com a batata doce branca. Suas calorias são provenientes principalmente do seu amido, e 100 gramas trazem entre 110  125 calorias.

A melhor maneira de se preparar a batata doce é assar no forno embrulhada em papel alumínio, pois assim suas vitaminas e minerais não se perdem, como ocorre quando são cozidas na água ou vapor, ou fritas em óleo quente (aliás, a gordura do óleo aumenta em muito o seu valor calórico, cuidado!). E não despreze as cascas, pois é nelas que estão seus principais nutrientes. Basta lavar muito bem antes de colocar para assar e comer assim mesmo. Ao ser assada, seus açúcares também ficam mais concentrados, tornando-a mais doce.

Entre os vários benefícios à saúde que podemos obter ao consumir batata doce, estão:

  • Controla o colesterol

  • Aumenta a imunidade

  • Ajuda a emagrecer

  • Deixa a pele e cabelo mais bonitos

  •  Ajuda a ter uma gravidez mais tranquila

  • Previne alguns tipos de câncer

  • Possui antioxidantes

Com boa oferta entre julho a novembro, em 2019 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 61.492 toneladas de batata doce rosada, provenientes principalmente dos municípios paulistas de Piedade (35.647 toneladas), Tapiraí (5.028 toneladas), Guapiara (3.537 toneladas), Pedra Paulista (1.754 toneladas, Elias Fausto (1.451 toneladas) e a mineira Entre Rios de Minas (1.264 toneladas). No dia 28/9, o legume estava sendo comercializado em média no atacado por R$ 1,16/ kg.

Para saber quem comercializa batata doce rosada no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.

Comentários