Pular para o conteúdo principal

Informações atualizadas sobre o abastecimento na CEAGESP em 1º de maio

A CEAGESP apresenta as atualizações sobre o funcionamento do entreposto e o abastecimento nesta sexta-feira, 1º de maio.

Diante das notícias veiculadas sobre mortes de funcionários da CEAGESP devido à COVID-19, esclarecemos que não temos notícias de que funcionários ligados diretamente à Companhia tenham positivado para a doença. Em relação aos freqüentadores do complexo (permissionários, seus funcionários e clientes), não temos acesso aos postos onde são atendidos, uma vez que são oriundos de vários pontos do território nacional e internacional
Importante ressaltar que um eventual frequentador do  complexo positivado em COVID-19, não se reporta à Companhia para notificar sua situação por não se tratar de órgão de saúde.
Reforçamos nosso compromisso de dar prosseguimento ao plano de contingência em vigência desde março na prevenção contra a contaminação por coronavírus, adotando todas as orientações e recomendações emitidas pelos órgãos oficias: OMS, MS, Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, e decretos governamentais.
Dentro das medidas está um trabalho intenso de conscientização (com carro de som e material impresso e digital) junto ao público frequentador sobre a importância da prevenção, obrigatoriedade de máscaras, pias extras com água e sabão para facilitar a higienização das mãos e limpeza constante, além de pulverização com hipoclorito de sódio dos pavilhões, entre outras.
BANCO CEAGESP DE ALIMENTOS (BCA)
Mais de 280 mil pessoas foram atendidas durante o mês de abril graças a um trabalho intenso de conscientização e ao compromisso dos comerciantes com nossa causa. O BCA atendeu aos pedidos de entidades cadastradas, outros bancos de alimentos e solicitações de caráter emergencial, cumprindo sua missão de não deixar faltar o alimento na mesa das pessoas que precisam.

ABASTECIMENTO NO ETSP
Movimentação: Havia mais de um mês que o Entreposto Terminal de São Paulo – ESTP não reunia todos os setores de comercialização.  Exigidas e aplicadas todas as medidas de segurança, é gratificante perceber pulsante a comercialização de frutas, legumes, verduras, pescados e flores, neste momento tão crítico para a saúde e economia do nosso país.
Além da manutenção de milhares de empregos e renda para toda a cadeia de hortifrutícolas, incluindo os pequenos produtores rurais, a missão de prover o abastecimento vem sendo desempenhada com primazia pela CEAGESP e seus permissionários. São milhões de consumidores atendidos com produtos de qualidade e preços justos, fundamentais para uma alimentação saudável neste momento tão importante.
Volume ofertado: Neste feriado de primeiro de maio, a estimativa é que sejam negociadas cerca de 12.000 a 16.000 toneladas de hortifrutícolas, flores e pescados no maior entreposto da América Latina, ou seja, movimento próximo às médias históricas das sextas-feiras, principal dia de comercialização.
No início da semana, houve uma ligeira retração do consumo, imposta pela limitação nos gastos dos consumidores pelo final de mês. Nesta sexta-feira, no entanto, aumentou significativamente o número de compradores, visando o atendimento do comércio varejista no feriado e final e semana.
Preços: O mês de maio é caracterizado pela redução dos preços praticados em relação, principalmente, ao primeiro trimestre do ano. Temperaturas mais amenas, pouca incidência de chuvas nas regiões produtoras favorecerem à produção agrícola. Assim, a tendência de preços satisfatórios aos consumidores deve permanecer nas próximas comercializações.
Neste comunicado, gostaríamos de destacar a comercialização deflores.
O setor retomou as atividades de comercialização nesta semana na capital e interior de São Paulo. No ETSP, a feira de flores conta com mais de 1.000 expositores, principalmente pequenos produtores rurais. É a maior feira do gênero no país.
O “Dia das Mães”, comemorado na próxima semana, é a principal data do setor, seguido pelo “Dias dos Namorados”, em junho. Assim, este retorno das atividades de comercialização veio em excelente hora, para que os pequenos produtores possam recuperar parte das perdas ocorridas pela suspensão das atividades e eventos.
No entreposto de São Paulo, somente flores de corte e vaso movimentam anualmente cerca de 40 mil toneladas, gerando um fluxo financeiro aproximado de R$ 300 milhões.
Os produtos mais procurados no dia das mães são orquídeas, rosas, tulipas, gérberas, girassóis, azaleias, lírios, kalanchoes, begônias, violetas, crisântemos, lisianthus, podocarpos, entre outras variedades. Coloridos especiais para todos os gostos e bolsos.
Segundo o Ibraflor, o setor de flores e plantas ornamentais movimentou em 2019 cerca de R$ 8,5 bilhões.  São aproximadamente 8.300 produtores e 15.600 hectares de área cultivada. O setor gera milhares de empregos diretos e indiretos e a retomada da comercialização na CEAGESP é fundamental para auxiliar o escoamento desta produção.
Acesse o comunicado oficial aqui.

Comentários