Pular para o conteúdo principal

CEAGESP divulga informações sobre o abastecimento


A CEAGESP informa que todas as informações oficiais sobre o funcionamento dos entrepostos estão disponibilizadas somente em nosso site, redes sociais e por meio de boletins periódicos que serão encaminhados à Imprensa.
Reforçamos que:
• O serviço de cotação diária, dicas da semana e produto destaque da semana estão suspensos por tempo indeterminado;
• A Feira de Flores está suspensa por tempo indeterminado;
• A comercialização no Pátio de Pescado será realizada somente às terças-feiras, quintas-feiras e sábados;
• Gravações no entreposto estão suspensas e o atendimento à Imprensa realizado somente pelo e-mail imprensa@ceagesp.gov.br
Dando continuidade às ações de combate à COVID-19, informamos também que foram instaladas 10 novas pias em locais estratégicos para facilitar o acesso à higienização das mãos e está sendo realizada a pulverização com hipoclorito de sódio em sanitários.
Além disso, e das outras medidas já informadas nos comunicados anteriores disponibilizados no site da Companhia, serão utilizados cinco caminhões pipas de 20 mil litros cada, com dois ajudantes para cada caminhão, para uma higienização mais intensa com hipoclorito de sódio pelas ruas do Entreposto.
A limpeza será realizada conforme programação abaixo e contamos com a colaboração de permissionários e caminhoneiros para que deixem os espaços livres em cada período.
A ação terá início conforme programação abaixo: • Quinta-feira 26/03 - 04 caminhões pipa das 16:00 horas à 0:00 hora. • Sexta-feira 27/03 - 04 caminhões pipa das 16:00 horas à 0:00 horas. • Sábado 28/03 – serão 02 caminhões pipa das 08:00 horas à 0:00 hora / 01 caminhão pipa das 08:00 horas às 18:00 horas / 01 caminhão pipa a partir das 15:00 horas até à 0:00 hora. • Domingo 29/03 - 04 caminhões pipa das 08:00 horas às 18:00 horas.
ABASTECIMENTO NO ETSP
Volume ofertado: O ETSP – Entreposto Terminal de São Paulo continua operando dentro da normalidade e promovendo regularmente o abastecimento na grande São Paulo, interior e outros estados. Os setores de frutas, legumes e pescados são os mais procurados neste período. Todos registraram elevação acentuada das vendas na semana passada. Na soma de todos os setores, foram comercializadas cerca de 69.128 toneladas na semana de 16 a 21/03/2020 ante 64.606 t na semana imediatamente anterior. Crescimento de 7% ou 4.522 t. A demanda no entanto, tem diminuído gradativamente esta semana. Houve retração após medida do Governo do estado, proibindo a abertura habitual de bares e restaurantes na capital.
Os feirantes, outro grupo importante, também reduziram o volume de compras esta semana pois o consumo tem diminuído nas feiras livres. Produtores rurais e permissionários esperam uma retomada na demanda somente na próxima sexta-feira para que supermercados, lojas de hortifrútis e feirantes se preparem para o abastecimento do final de semana.
Varejões: O volume comercializado e o número de frequentadores tem recuado gradativamente semana após semana. Como esta modalidade é muito parecida com as feiras livres, as decisões da PMSP - Prefeitura do Município de São Paulo deverão ser monitoradas e aplicadas neste segmento. A PMSP publicou algumas regras com o objetivo de reduzir riscos de contaminação. Os varejões da CEAGESP adotarão todas as medidas.
Verduras: O setor vem registrando redução do volume de vendas desde a semana passada. Nesta semana, após a restrição do funcionamento de bares e restaurantes na capital, o consumo caiu ainda mais. São produtos sensíveis, na maioria folhosas, que não integram o tradicional marmitex. Muitos consumidores também têm evitado os produtos crus. Assim, o setor tem sentido bastante a diminuição no consumo.
Flores: A demanda caiu acentuadamente no setor uma vez que o consumo está diretamente ligado a eventos com índices elevados de cancelamentos como casamentos, aniversários, confraternizações, etc. A PMSP restringiu o número de pessoas em velórios na capital para evitar aglomerações. Assim, produtos ligados ao tema também tiveram o consumo reduzido. Desta forma, como a prioridade é manter o abastecimento de alimentos e considerando o Decreto nº 64.881 de 22/03/2020 do Governo do Estado de São Paulo, a CEAGESP, em conjunto com o sindicato e lideranças da categoria, optou por suspender a comercialização da feira de flores.
Pescados: O setor registrou demanda acentuada na semana passada, houve uma elevação de aproximadamente 15% no volume de vendas. Importante ressaltar que a maioria dos produtos permite estocagem através de congelamento. A quaresma é um período de maior consumo que se intensifica na semana que antecede a Páscoa. Assim, não são esperadas quedas acentuadas no consumo de pescados.
Preços: os citros, tomates e batatas estão com a demanda aquecida. Não houve alterações significativas, apenas acomodações naturais em razão da sazonalidade, clima e procura. A tendência é de redução dos preços em razão da retração gradativa na demanda.
Visando mitigar os efeitos do COVID 19, a CEAGESP adotou o trabalho remoto (home office) nas atividades administrativas e não essenciais. Assim, alguns serviços como pesquisa de preços e lançamentos das notas fiscais de entrada foram suspensos.
Acesse o Boletim Informativo de 25 de março de 2020 na íntegra aqui.
A Diretoria.

Comentários