Pular para o conteúdo principal

CEAGESP divulga boletim informativo


O diretor presidente da CEAGESP vem a público atualizar as informações sobre o plano de contingência COVID-19 que está sendo desenvolvido desde o dia 17 de março, bem como, sobre o abastecimento.
Reforçamos as medidas imprescindíveis tomadas até o momento, de acordo com as determinações das esferas superiores:
* Suspensão por tempo indeterminado da Feira de Flores.
* Cancelamento da Santa Feira do Peixe.
* Cancelamento de visitas monitoradas, gravações e reportagens.
* Redução dos dias de funcionamento da comercialização no Pátio do Pescado.
* Restrição da entrada de pessoas que não estejam comprando, vendendo ou utilizando qualquer serviço da CEAGESP.
* Varejões – feira livre na CEAGESP: o espaço está disponível para os varejões de final de semana, porém, cabe a cada comerciante a decisão de comparecer ou não.
Atendendo as orientações da SECRETARIA MUNICIPAL DAS SUBPREFEITURAS, portaria n.º 3/2020/SMSUB/ABAST, a CEAGESP define outras medidas para enfrentamento da pandemia do CORONAVÍRUS:
  1. Os feirantes deverão disponibilizar produtos para higienização dos consumidores (álcool em gel 70 %); 2. Recomenda-se que os feirantes e seus empregados deverão atender os consumidores do lado interno de suas bancas; 3. Fica proibido o consumo de bebidas e comidas no local; 4. Os permissionários deverão realizar diariamente a higienização da área interna nos locais de comercialização; 5. Fica proibido a degustação de alimentos; 6. Fica proibido o uso de mesas e cadeiras para atendimento aos consumidores
* FAKE NEWS: diferentes vídeos têm sido compartilhados sobre o funcionamento e descarte de alimentos com a única intenção de prejudicar nossas atividades e, consequentemente, o abastecimento. Orientamos que a população e a imprensa nos procurem para denunciar e esclarecer os fatos que forem necessários.
* Alimentos que são descartados por serem muito perecíveis são de responsabilidade do próprio comerciante. A CEAGESP enfatiza que orienta a todos sobre a importância da doação de alimentos, seja para o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), ou qualquer outra entidade de sua preferência.
* Banco CEAGESP de Alimentos (BCA): está trabalhando em regime de plantão para que a entidades atendidas não sejam prejudicadas e para que não falte comida no prato das milhares de pessoas beneficiadas.
* A limpeza no entreposto é realizada periodicamente e devido ao Coronavírus, foi intensificada. Serão quatro dias de limpeza com hipoclorito de sódio pelas ruas do entreposto, sempre no final da tarde para não prejudicar a comercialização, a circulação e o trânsito no local, e também para evitar aglomeração. Os próximos dias serão: • Sexta-feira 27/03 – 04 caminhões pipa das 16 horas à 0:00 horas. • Sábado 28/03 – serão 02 caminhões pipa das 08:00 horas à 0:00 hora / 01 caminhão pipa das 08:00 horas às 18:00 horas / 01 caminhão pipa a partir das 15:00 horas até à 0:00 hora. • Domingo 29/03 – 04 caminhões pipa das 08:00 horas às 18:00 horas.
* Higienização das mãos: todos os sanitários distribuídos pelo entreposto estão abastecidos com sabão líquido, água e papel e cartazes ilustrativos com a forma correta de higienizar. Foram distribuídos álcool em gel apenas na recepção dos prédios administrativos. Como o próprio Ministério da Saúde orienta, o álcool em gel deve ser usado na ausência de água e sabão, tendo o volume deste último, dobrado desde o dia 17 de março quando iniciamos nosso plano de contingência.
* Ambulância: é contratada para prestar serviços 24 horas por dia, ininterruptamente (sábado, domingo e feriados). É equipada com todos os equipamentos para primeiros socorros e conta com ressuscitador. Possui um socorrista e uma enfermeira padrão em todos os plantões. A ambulância atende todo o ETSP (permissionários, compradores, carregadores, empregados dos permissionários e funcionários da CEAGESP.
* Bombeiros: O ETSP conta com bombeiros 24 horas também ininterruptamente. Prestam serviços de combate à incêndios, prevenção de acidentes e primeiros socorros.
ABASTECIMENTO NO ETSP
Volume ofertado: após consecutivas quedas registradas durante a semana em razão da diminuição do volume de vendas, a quantidade comercializada no entreposto da capital voltou a apresentar forte elevação e opera dentro da normalidade nesta sextafeira, ultrapassando as 16.000 toneladas habituais. O número de compradores aumentou substancialmente. O objetivo é que feirantes, supermercados, sacolões, lojas de hortifrútis, entre outros, possam abastecer os consumidores para as compras do final de semana, normalmente, mais elevadas.
As frutas, legumes e diversos (batata, alho, cebola e ovos) são os produtos mais procurados nesta sexta, historicamente, o dia de maior movimentação na semana. O número total de veículos e frequentadores baixou em relação às demais sextas. As ausências da feira flores e da comercialização de pescados explicam essa redução. Fato, inclusive, que contribuiu para evitar aglomerações, frequentes as sextas-feiras. Apesar da queda das vendas durante a semana, os atacadistas da Ceagesp mantiveram a oferta de hortifrútis constante, assegurando o abastecimento regular na grande São Paulo, interior e outros estados. Esta semana o ETSP vinha registrando retração no volume de vendas, principalmente após medida do Governo do estado, proibindo a abertura habitual de bares e restaurantes na capital. Os feirantes, outro grupo importante, também reduziram o volume de compras, pois o consumo tem diminuído nas feiras livres.
Varejões: O volume comercializado e o número de frequentadores tem recuado paulatinamente, semana após semana Como esta modalidade é muito parecida com as feiras livres, as decisões da PMSP - Prefeitura do Município de São Paulo deverão ser monitoradas e aplicadas neste segmento. A PMSP publicou algumas regras com o objetivo de reduzir riscos de contaminação. Os varejões da CEAGESP adotarão todas as medidas e além disso, também temos orientado que as vendas sejam realizadas via Whatsapp ou por telefone com retirada da mercadoria.
Verduras: O setor vem registrando redução do volume de vendas desde a semana passada. Nesta semana, após a restrição do funcionamento de bares e restaurantes na capital, a procura caiu ainda mais. São produtos sensíveis, na maioria folhosas, que não integram o tradicional marmitex. Muitos consumidores também têm evitado os produtos crus. Assim, o setor tem sentido bastante. Nesta sexta, em razão do aumento do número de compradores, notadamente feirantes, o volume de vendas deve crescer e acompanhar os demais setores.
Flores: A demanda caiu acentuadamente no setor uma vez que o consumo está diretamente ligado a eventos com índices elevados de cancelamentos como casamentos, aniversários, confraternizações, etc. A PMSP restringiu o número de pessoas em velórios na capital para evitar aglomerações. Assim, produtos ligados ao tema também tiveram o consumo reduzido. Desta forma, como a prioridade é manter o abastecimento de alimentos e considerando o decreto número 64.881 de 22/03/2020 do Governo do Estado de São Paulo, a CEAGESP, em conjunto com o sindicato e lideranças da categoria, optou por suspender a comercialização da feira de flores.
Pescados: O setor registrou demanda acentuada na semana passada, houve uma elevação de aproximadamente 15% no volume de vendas. Importante ressaltar que a maioria dos produtos permite estocagem através de congelamento. Visando reduzir os riscos e também os custos de compradores e permissionários, a Ceagesp e a Acapesp - Associação dos comerciantes atacadistas de pescados do estado de São Paulo, em comum acordo, reduziram os dias de comercialização no setor, que funcionará somente às terças, quintas e sábados. Esta redução não deverá afetar as vendas do setor, que tendem a permanecer satisfatórias durante a quaresma. Preços: Não houve alterações significativas, apenas acomodações naturais em razão da sazonalidade, clima, variação cambial e procura. A tendência é de redução dos preços em razão da retração gradativa na demanda.
Visando mitigar os efeitos do COVID 19, a CEAGESP adotou o trabalho remoto (home office) nas atividades administrativas e não essenciais. Assim, alguns serviços como pesquisa de preços e lançamentos das notas fiscais de entrada foram suspensos.
Acesse o comunicado aos feirantes do Varejão CEAGESP aqui.
Acesse o comunicado oficial aqui.

Comentários