Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

CEAGESP recebe ações de conscientização do Novembro Azul

Atividades gratuitas oferecidas no saguão do auditório Nelson Loda
O mês do Novembro Azul, que visa conscientizar a sociedade e principalmente os homens sobre o câncer de próstata, foi lembrado no dia 263/11 no Auditório Nelson Loda, no Entreposto Terminal São Paulo, com uma série de palestras e atividades gratuitas voltadas para a comunidade. Participaram dessa ação profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Centro de Atenção Psicossocial / Álcool e Drogas (CAPS- AD3 Leopoldina), Unidade Odontológica Móvel, Serviço de Assistência Especializada (SAE – Butantã) com a Supervisão Técnica de Saúde do Butantã.
Participantes realizam exercícios de alongamento orientados pelo dr. Eduardo.
Desde as 8h, foram desenvolvidas palestras sobre assuntos relacionados à saúde, postura corporal, alimentação, qualidade de vida sexual, problemas do tabagismo, alcoolismo e uso de drogas ilícitas, além de vacinação contra sarampo e febre amarela, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, cálculo de massa corpórea e circunferência abdominal. Do lado de fora do auditório, foram oferecidos gratuitamente cortes de cabelo pelo e Instituto Inovação Social, atendimento odontológico preventivo, e testes rápidos de HIV e sífilis.

PALESTRAS
Fisioterapeuta Eduardo José Alfaro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Lapa
A primeira palestra do dia foi com o fisioterapeuta Eduardo José Alfaro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Lapa, que falou sobre postura corporal correta no ambiente do trabalho. Ele falou sobre a importância de se ter uma melhor consciência postural na vida diária para prevenir dores principalmente na coluna vertebral, e ensinou alguns exercícios de alongamento que podem ser feitos por qualquer pessoa em qualquer lugar, seja em casa ou no trabalho.
 
Nutricionistas Elizangela Santos Ribeiro (esq.), da UBS da Vila Piauí, e Adriana Rocha Dias, da UBS da Vila Anastácia.
Em seguida, foi a vez das nutricionistas Elizangela Santos Ribeiro, da UBS da Vila Piauí, e Adriana Rocha Dias, da UBS da Vila Anastácia, que falaram sobre alimentação correta, obesidade e doenças crônicas causadas pela má alimentação. Elas trouxeram informações nutricionais que passam despercebidos no dia a dia, como a diferença entre alimentos diets e lights, como ler corretamente o rótulo dos alimentos e várias dicas de como ter uma melhor alimentação com escolhas simples na hora de fazer as compras. As nutricionistas terminaram a palestra com um jogo interativo com a plateia, com perguntas feitas para esclarecer mitos que existem sobre os alimentos.
Médico Fábio Oshiro, da Associação Saúde da Família.
Após essa palestra, subiu ao palco o médico Fábio Oshiro, da Associação Saúde da Família, para falar sobre qualidade de vida sexual, cuidados e prevenção, além de esclarecimentos sobre hipertensão, diabetes, próstata e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Explicou o que leva uma pessoa a desenvolver pressão arterial elevada, como maus hábitos alimentares, sedentarismo, uso de álcool e tabagismo, alertou para os riscos do diabetes pra a saúde como um todo, e da importância de se fazer o exame de próstata. Sobre as ISTs, explicou que o uso de preservativos ainda é a melhor forma de se prevenir contra doenças graves como a sífilis e o HIV, que causa a aids.
Psicólogo Marcelo Moraes Caro (esq.) e o enfermeiro Fabiano Marques da Silva Rosa.
A última apresentação do dia ficou a cargo da equipe do CAPS- AD3 Leopoldina, que falou sobre saúde mental, bebidas alcoólicas, tabagismo e outras drogas e interações no cotidiano, numa espécie de mesa redonda com o psicólogo Marcelo Moraes Caro, o enfermeiro Fabiano Marques da Silva Rosa, e os oficineiros Ricardo Piauí da Paixão e Weslei Ferreira dos Santos.
Oficina de meditação com instrumentos musicais.
De uma maneira bem descontraída, o grupo falou sobre o cotidiano de atendimento no CAPS, de como é feito o trabalho de reintrodução na sociedade dos dependentes químicos, e ações para que o usuário de drogas pare com o vício, ou como ele pode reduzir os danos à sua saúde. Ao final, foi feita uma sessão de meditação com instrumentos musicais.

ATIVIDADES GRÁTIS
Houve vacinação gratuita contra sarampo e febre amarela.
As atividades terão continuidade nesta quinta-feira 28/11 das 8h às 13h, com vacinação gratuita de febre amarela, dupla viral (sarampo e rubéola) e hepatite B (quantidade limitada). Os interessados podem comparecer levando um documento de identidade e a carteira de vacinação. A participação nas ações é totalmente gratuita e aberta a todos os interessados. O auditório Nelson Loda fica próximo ao portão 3 da Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina. A Supervisão Técnica de Saúde da Lapa e o Serviço de Assistência Especializada (SAE – Lapa) estarão a cargo dos serviços.
Atendimento na Unidade Odontológica Móvel.
Atendimento na Unidade Móvel de teste rápido para sífilis e HIV.
Corte de cabelo oferecido pelo Instituto Inovação Social.
Medição de circunferência abdominal.
Orientação nutricional com nutricionistas.
Aferição de pressão arterial.
Medição de altura e peso
Equipe do SAMU


Comentários