Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios do tomate carmem, o produto da semana (24/8)



Originário da América Central, o tomate é na verdade uma hortaliça do tipo fruta, apesar de não apresentar tanta doçura como uma maça ou uma laranja, por exemplo, mas em alguns países, como na China, é servido como sobremesa após as refeições. 

Debates à parte, este alimento tem propriedades que o destacam, como apresentar boa quantidade de vitamina C – um poderoso antioxidante -, bastante licopeno - um carotenoide conhecido por combater diversos tipos de câncer -, ser excelente fonte de vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio e potássio, além de fibras solúveis e água.

Além disso, o consumo regular de tomate pode ajudar a combater a hipertensão, o acúmulo de açúcar no sangue, ajuda nos casos de prisão de ventre, sacia a fome, faz bem para a saúde dos olhos, para se ter uma pele mais brilhante e saudável e combate a depressão.


O tomate possui diversas variedades, mas o tipo carmem é de longe o mais consumido em todo o Brasil: ele responde por cerca de 76% de todo o consumo desta hortaliça nas mesas brasileiras, principalmente como ingrediente de saladas, por seu sabor levemente ácido e textura mais firme e carnuda. 


O tomate carmem é comercializado também com o nome de longa vida, por ser mais resistente que as demais variedades e ter um tempo de prateleira maior. Na cozinha, ele fica melhor quando consumido ao natural, não sendo muito indicado para fazer molhos, que ficam aguados, amarelados e sem muito gosto. Mas fica excelente se preparado assado ou frito, preparado como um empanado.


Com produção mais forte registrada durante os meses de setembro a março, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 93.976 toneladas de tomate carmem, provenientes principalmente das cidades paulistas de Ribeirão Branco, Apiaí, Ibiúna, Vinhedo, Mogi Guaçu e a mineira Turvolândia. No dia 26/8, o produto estava sendo comercializado no atacado do ETSP ao preço médio de R$ 1,30/kg.


Para saber quem comercializa tomate carmem no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.


Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog , Twitter e Instagram) da Companhia.




Comentários