Pular para o conteúdo principal

Saiba como montar marmitas saudáveis


Livro dá dicas de como montar marmitas saudáveis
Levar marmita feita em casa deixou de ser apenas um modismo e está se firmando cada vez mais como uma opção saudável de alimentação fora de casa. A pergunta que surge muitas vezes é como preparar uma marmita, o que colocar nela e de que forma. 

Para tentar elucidar estas questões, A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), divulgou o livro “Marmitas Saudáveis” em novembro do ano passado, disponível em arquivo PDF na internet.

O exemplar indica sugestões de como realizar a montagem das refeições, com variedade nos alimentos e que abrangem os nutrientes necessários para o corpo humano. Para isso, apresenta informações sobre a importância, ação e local de oferta de carboidratos, fibras, proteínas e gorduras, os chamados “macronutrientes”. Também explica o que são “micronutrientes”, vitaminas e minerais que podem ser encontrados especialmente em frutas, legumes e verduras, conhecidos por FLV.

Por meio de exemplos, a publicação aponta como compor cafés da manhã de pote que compreendam diferentes grupos alimentares, como cereais, laticínios e frutas. As saladas de pote são abordadas com a demonstração de como organizar os carboidratos, proteína animal e/ou vegetal, tipos de legumes e verduras que devem estar presentes na preparação. Ainda são mostrados modelos de almoço e jantar a serem preparados nas residências.

“Marmitas Saudáveis” também oferece receitas com diversidade de alimentos. Há seções específicas para preparações que possuam destaque em carboidratos, proteínas e guarnições. Sopas e caldos e sobremesas completam as receitas dispostas no livro.

Para acessar o livro online, clique AQUI


(Fonte: CODEAGRO)
 


Comentários