Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Crus ou refogados, inclua os legumes sazonais no cardápio


Depois de vários dias na folia de Carnaval, agora é hora de cuidar da saúde incluindo nas refeições, alimentos saudáveis e importantes para o bom funcionamento do organismo.
Os legumes continuam sendo excelentes opções e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois possuem nutrientes indispensáveis como vitaminas, minerais e fibras que juntas, previnem o corpo do aparecimento de várias doenças.
No mês de março, a lista com os legumes que estão em sua melhor época continua imbatível. Confira.
Abóboras
Três tipos desse versátil alimento estão em alta neste mês: d'água, japonesa e seca. Ambas são muito utilizadas em refogados, sopas, caldos e purê. Há também quem goste delas assadas. São ricas em substâncias que fazem muito bem ao coração como as vitaminas A e C, as fibras, o magnésio e o potássio. 
Abobrinha
Dois tipos estão em alta: brasileira e italiana. Ambas são ricas fontes de vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico) e vitamina A, que é muito boa para a visão, pele e ajuda no crescimento e no combate a infecções. São muito usadas em refogados.
Berinjela
A comum e a japonesa estão em alta e são poderosas fontes de vitaminas do complexo B, que ajudam na saúde da pele, de cálcio, magnésio e potássio, além de ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer. É um alimento versátil e muito usado em refogados e em assados.
Cará
Regula a fonte intestinal, é fonte de proteínas, ajuda no combate a inflamações, protege o coração e é uma excelente fonte de minerais.
Chuchu
Regula a  glicemia no sangue, fortalece os ossos, combate doenças, dá brilho e volume aos cabelos. Pode variar com relação ao tamanho e à forma e não deve ser consumido cru, apenas cozido ou refogado.
Pepino
Os tipos caipira e comum estão no grupo dos legume sazonais de março. Pouco calórico e muito nutritivo é muito usado em saladas, na forma de picles, aperitivos e em lanches. Possui ação anti-inflamatória, é um diurético natural, bom para a pele e para os ossos e ajuda a emagrecer.
Pimenta Cambuci
Com um formato que se parece com um sino, esse tipo de pimenta conquista muitos paladares tanto pelo sabor como pelo aroma que possui. Dentre suas propriedades que ajudam na saúde, estão a vitamina C, que combate o stress, retarda o envelhecimento da pele e evita doenças nos olhos. Recomenda-se o consumo de forma moderada.
 

Pimentão Vermelho
Utilizado nos mais variados pratos, esse alimento tem sabor suave e bem característico, sem causar ardor. Dentre seus benefícios estão a prevenção da anemia, a melhora na saúde dos olhos e a renovação das células.
 

Comentários