Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da berinjela, o produto da semana (26/2)



A berinjela tem ação antioxidante, ajuda a emagrecer, reduz o colesterol ruim do organismo, é rica em vitaminas do complexo B, que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática, além de manter a pele saudável e combater as células cancerígenas. 

Nada mal para um alimento que é conhecido pelo homem há pelo menos dois anos! Originário da Índia, esse legume foi depois levado para a China e chegou ao Ocidente pelas mãos dos árabes e dos portugueses, e acredita-se que foi trazido para o continente americano pelos espanhóis. Atualmente, a berinjela é encontrada incorporada na culinária de praticamente todos os países, onde é consumida tanto crua como cozida, assada, em conservas ou em sucos.

No Brasil, estão disponíveis no mercado algumas variedades desse legume, como a berinjela comum e a japonesa, voltadas mais para o consumidor final, e uma de tamanho menor, mais usada pela indústria de conservas. Hás outras menos conhecidas, como as de casca branca, verde ou mesmo de um roxo mais escuro, quase preto. Entretanto, independente do seu formato ou cor, suas propriedades são praticamente as mesmas.

Além das qualidades já mencionadas, o consumo regular de berinjela pode ajudar o intestino a funcionar melhor devido às suas fibras, que também dão sensação de saciedade e ajudam quem faz dieta e quer perder peso. Para os diabéticos e quem tem colesterol alto, a berinjela também pode ser uma grande aliada, pois suas fibras solúveis auxiliam na absorção da glicose durante a digestão. É rica ainda em vitaminas como A e C, e em proteínas, além de conter uma grande quantidade de sais minerais como cálcio, potássio e ferro.

No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) deram entrada em 2018 cerca de 28.597 toneladas do produto, que tem boa oferta praticamente em todo o ano e é proveniente principalmente das cidades de Elias Fausto (SP), Mogi Guaçu (SP), Pouso ALegre (MG), Estiva Gerbi (SP), Itatiba (SP) e Mogi Mirim (SP). No último dia 25/2, o produto estava sendo comercializado ao preço médio de R$ 2,13/kg no atacado.

Para saber quem comercializa berinjela no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.

Comentários