Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da carambola, o produto da semana


A carambola é originária da região tropical da Ásia – mais precisamente da Índia e Indonésia - e chegou ao Brasil no século XIX, inicialmente no nordeste, onde atualmente é mais plantada no Vale do Rio São Francisco, e de lá para outras regiões do pais e também no interior do estado de São Paulo, hoje responsável por quase toda a produção que chega ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). 

Rica em benefícios à saúde, essa fruta é indicada para prevenir gripes e resfriados, combater o envelhecimento precoce, melhorar o sistema imunológico e ajudar nas funções musculares. Possui muitos antioxidantes, vitaminas e minerais, como alta concentração de vitaminas do tipo C, B e A, cálcio, fósforo e ferro. É pouco calórica (cerca de 35 calorias em 100 gramas), o que a faz ser uma fruta muito indicada para quem perder peso, pois contém muita água – o que ajuda a hidratar o corpo – e fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor.

A carambola é uma fruta muito versátil, podendo ser consumida ao natural, no preparo de sucos, doces ou mesmo em saladas e refogados. Veja algumas vantagens de se incluir a carambola na sua alimentação:

  • É um potente anti-inflamatório natural
  • Fortalece unhas, cabelo e pele
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Facilita a absorção de fero pelo organismo
  • Diminui o inchaço do corpo
  • Tem ação antimicrobiana
  • Ajuda a regular as taxas de glicose no sangue

Contudo, seu consumo não indicado pra todas as pessoas, principalmente àquelas que apresentam algum tipo de problema nos rins, pois seu consumo exagerado pode eventualmente ocasionar problemas neurológicos e insuficiência renal, devido à presença de uma molécula chamada caramboxina.

Essa toxina é eliminada pela maioria das pessoas, mas quem sofre de problemas renais acaba por retê-la no organismo, o que pode causar sintomas como soluços que duram horas, confusão mental e convulsão e se não houver tratamento, pode até mesmo causar a morte. Por isso, pessoas com problemas renais devem consultado seu médico antes de consumir essa fruta.

Com produção mais acentuada entre os meses de janeiro a agosto, o ETSP recebeu durante 2018 cerca de 3.650 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades paulistas de Vista Alegre do Alto, Monte Alto, Mirandópolis, Campinas, Taquaritinga e da paraense Santa Isabel do Pará. No último dia 28/1, a carambola estava sendo comercializada no atacado ao preço médio de R$ 6,76/kg no ETSP.


Para saber quem comercializa carambola no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.
 


Comentários