Pular para o conteúdo principal

CEAGESP encerra Outubro Rosa com apresentação de Dança do Ventre

Na tarde da última terça-feira, 30, aconteceu no Auditório Nelson Loda no Entreposto da Capital, o encerramento da campanha Outubro Rosa, dedicado à conscientização para o combate ao câncer de mama.
O evento contou com a participação especial de Fabiana Martin, professora de dança do ventre, voluntária no Hospital Pérola Byington e ex-paciente, e suas alunas. Desde 2015 ela é a responsável pelo projeto "Pérolas do Pérola", que ensina a dança e promove integração entre as pacientes atendidas no hospital.
Fabiana compartilhou parte de sua história e apresentou informações importantes sobre a doença. Causada pela multiplicação de células anormais da mama que formam um tumor, este tipo de câncer é a maior causa de morte entre as mulheres no mundo e a segunda nos países desenvolvidos. Estima-se que 60 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil, sendo 1% em homens, de diversas idades. Vários fatores estão ligados ao surgimento da doença, como stress, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, fatores genéticos, histórico reprodutivo e hormonal, entre outros.
A professora contou que não fazia parte do chamado grupo de risco e que aos 33 anos, por meio do autoexame, descobriu um nódulo. Assim como ela, a maior parte das mulheres é a responsável em detectar o câncer de mama, que se for descoberto logo no início, possibilita uma maior chance para a cura.
Graças à evolução da medicina, os tratamentos para câncer de mama também apresentaram importantes mudanças. Dependendo do estágio em que se encontra o tumor, sua localização, o estado de saúde da paciente e os efeitos colaterais, é possível tratar com cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Porém, por mais que o tratamento seja menos agressivo ao físico, evitando ao máximo os efeitos colaterais como náuseas e queda de cabelo, o impacto causado por essa enfermidade no aspecto emocional é muito grande podendo ocasionar medo, ansiedade, depressão e baixa autoestima.

O poder da dança
Considerada sagrada e muito conhecida na região do Egito, a Dança do Ventre sempre fez parte da vida da Fabiana, que só parou de dançar para realizar a cirurgia e a quimioterapia. Ela acredita que a dança lhe deu força para ser mulher e lhe ensinou a amar-se de verdade, e decidiu que essa descoberta, que tanto bem fez para sua própria recuperação, deveria ser compartilhada com todas as mulheres que enfrentam a doença.
Por meio da dança, Fabiana encontrou o caminho para a cura e junto com o grupo de pacientes e alunas, desfrutam dos inúmeros benefícios proporcionados por ela: elevação da autoestima, aceitação do corpo, qualidade de vida e bem estar, melhora dos sintomas depressivos, de stress e ansiedade, além da criatividade, feminilidade e dos vínculos afetivos criados.
Com duração de duas horas, a aula torna-se um prazeroso momento de cura e transformação e em um caminho para o autoconhecimento. Além das aulas, o grupo também visita as outras pacientes durante a quimioterapia levando uma mensagem de amor e mostrando que elas não estão sozinhas, pois cada integrante também já passou por isso. Entre elas está Aparecida, 78 anos, que faz parte do projeto desde a primeira aula, em maio de 2015.
Após as palavras de Fabiana, o grupo se apresentou e emocionou a plateia, esbanjando muito otimismo, feminilidade e movimento. E como a dança é contagiante, todas as presentes foram convidados a dançar também, encerrando o momento com muita descontração e alegria de viver.
"Todo mundo é capaz de dançar. Não ensino a dançar, só facilito o processo porque a dança já está em nós", completou Fabiana.

Campanha
Os 76 lenços doados pelos funcionários,permissionários e entidades da CEAGESP foram entregues ao grupo e será compartilhado com as colegas e pacientes do Hospital Pérola Byington.
A todos que participaram, o nosso Muito Obrigado e o agradecimento especial de Fabiana e seu grupo.


Comentários