Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre a primavera, a flor que é a cara desta estação

Você sabia que a primavera é uma espécie típica do sul do Brasil? Pois é, esse arbusto que dá flores que vão do rosa ao vinho foi descoberta no Rio de Janeiro pelo navegador francês Luis Antoine de Bougainville, que a levou para a Europa em 1790. Por esse motivo, essa planta também é chamada de bouganvílea, buganvile, três-marias, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro e flor-de-papel.  
 
A primavera geralmente cresce em arbusto que, na natureza, cresce sob árvores e estende seus ramos sobre as suas copas. No ambiente urbano, é muito usada como cerca viva, graças ao seu aspecto rústico e pelos galhos com espinhos. Mas o que conta no final é a cor e a beleza das suas flores, que acabam por embelezar o cinza das ruas, especialmente nesta época do ano.
 
O que pouca gente sabe é que ela é usada como planta medicinal em algumas localidades, sendo o chá das flores recomendado para gripe. Parte da sua boa aceitação é o fato dela ser extremamente fácil de ser cultivada, sendo muito resistente e que se dá bem em quase todos os tipos de solo. Ela só pede bastante sol e necessita de podas de formação e manutenção anuais, para estimular o florescimento e renovar a folhagem.
 
As colorações mais comuns são branca, vermelha, rosa, roxo, lilás e marrom cor de terra e pode atingir de 5 a 10 m de altura. As mudas podem ser encontradas à venda facilmente em lojas de jardinagem, ou aqui na feira de flores da CEAGESP (veja os horários de funcionamento AQUI).

Comentários