Pular para o conteúdo principal

Cortar o mamão faz com que ele amadureça mais rápido?

É costume em algumas regiões a tradição de fazer pequenos cortes na vertical, seguindo a casca do mamão, para que ele amadureça mais rápido. Será que isso é realmente verdade ou é mais um mito que foi passado de geração em geração? 

Segundo o engenheiro agrônomo da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF), Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, "fisiologicamente está bem correto, porque você vai causar um estresse. Esse estresse vai levar a produção de um gás chamado etileno, e esse etileno vai fazer com que a fruta amadureça mais rápido que o normal".
Mamão - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Será que então está é uma boa técnica para acelerar o amadurecimento do mamão? Não, alerta o engenheiro, pois "o mamão é uma fruta de acidez na polpa muito baixa, então ela pode ser mais facilmente contaminada por bactérias", então, por mais que os cortes realmente façam a fruta amadurecer mais depressa, é bom não correr este risco. 

E agora, como fazer para acelerar o amadurecimento do mamão? Calma, existe outra solução e ela é bem fácil. Deixar o mamão embalado num papel sem tinta ajuda a concentrar a quantidade de gás etileno que nele existe e com o aumento dessa substância o processo acaba acontecendo mais rápido, fazendo com que o mamão esteja maduro em um tempo menor do que aconteceria de forma natural. 

Importante ressaltar: é comum ver o mamão embalado em jornal para acelerar esse processo, porém o jornal contem metais pesados na tinta, e esta pode contaminar a casca da fruta até alcançar outras partes do mamão.

Comentários

Postar um comentário