Pular para o conteúdo principal

Memória CEAGESP: e as carpas se foram...

Estrutura desativada da fonte de água
Quem passa pelo jardim japonês, bem ao lado do estacionamento do portão 4 do Entreposto Terminal São Paulo, nem faz ideia de que onde hoje está um belo canteiro de flores foi, há 30 anos, um tanque cheio de carpas ornamentais, com direito a fonte e espelho d'água.
Pois é, se o passante prestar atenção, verá que existe uma construção circular ao redor de algo que lembra uma fonte. Nesse local ficava a fonte e o espelho d'água. Ao lado do monumento em homenagem à visita do príncipe da família real, também existe um tanque de pedra com uma queda quer supostamente seria para de água, que hoje permanece seco.
Pedras sinalizam onde havia antes uma queda de água
Mas nem sempre foi assim. No início da década de 1970, havia muitas carpas japonesas coloridas  e uma queda d'água que acalmava os transeuntes e embelezava o local. Entretanto, moradores de rua e desconhecidos vinham de noite e pescavam os peixes - acredita-se que seria para consumo - pois no local eram encontrados com frequência restos de peixes comidos, como espinhas e escamas.
Tanque de carpas virou jardim de flores
Ainda se tentou por algum tempo manter o tanque com as carpas, mas de tanto elas serem roubadas, o local foi seco no final dos anos 70, e hoje abriga no local um jardim florido. Os peixes ficaram na lembrança e se perderam na memória, assim como tantas outras.
 

Comentários