Acredita-se que a Europa seja o local de origem do morango e que ele tenha começado a ser plantado no século XIII pelos Romanos, não só pelo seu sabor, mas principalmente pelas suas propriedades terapêuticas.
Até o século XVIII era difícil encontrar a fruta, já que seu plantio não era muito fácil. Hoje, por meio de cruzamentos, existe uma espécie mais simples de ser cultivada, o que acarretou na popularização da fruta.
![]() |
Morango do varejão - Imagem: Arquivo/CEAGESP |
A combinação de antioxidantes e inflamatórios faz com que o ele seja um agente que previne o câncer. O trio presente na fruta, antocianinas, o silício e a vitamina C, juntos retardam o envelhecimento precoce da pele.
Não só a pele, ele também protege os olhos graças a presença de flavonóides e ácidos fenólicos. Por ter poucas calorias, é uma opção para consumir quando se quer perder peso. Outra trio muito importante ajuda na saúde dos ossos: vitamina K, potássio e magnésio
A presença de antioxidantes é uma aliada para o bom funcionamento do sistema nervoso. Fibras e vitamina D ajudam a manter o coração saudável e impedem a coagulação do sangue. Por ser rico em manganês, previne diversas doenças cardiovasculares e devido a vitamina C reforça o sistema imunologico contra doenças como gripe, por exemplo.
Fora todos esse benefícios, que não são poucos, é um alimento muito versátil que pode ser consumido de várias maneiras: puro, suco, com leite condensado, sobremesas, bolos, compotas e por ai vai!
Confira: Torta de morango vegana
Segundo dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), no ano de 2017 chegaram ao Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), cerca de 5.836 toneladas de morango.
As cidades que mais enviaram morango são: Estiva (2.191 ton), Senador Amaral (1.097 ton), Piedade (524 ton), Espírito Santo do Dourado (429 ton), Caxias do Sul (312), Pouso Alegre (251) e Atibaia (189 ton).
Confira
outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.
Comentários
Postar um comentário