Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da cebola, o produto destaque da semana (28/8)

A cebola é um dos vegetais mais consumidos em todo o mundo. A ONU calcula que pelo menos 175 países produzam cebola, mais que o dobro do número daqueles que cultivam trigo, que é oficialmente a maior safra do mundo em área colhida. 

Em 2011, o consumo mundial era da de 11,3 kg de cebola por pessoa no ano. A Líbia é a campeã mundial em consumo de cebola per capita, já que cada pessoa comeu uma média de 33,6 quilos de cebolas em 2011, segundo dados da ONU.

No Brasil, a Embrapa realizou uma levantamento em 2002, que mostrou que o consumo por pessoa por aqui estava em torno de 5,2 kg/ano. Atualmente, esse número não mudou muito e está em cerca de 6 kg/ano por pessoa. Segundo dados do IBGE, em 2008 o maior consumo de cebola foi registrado no Rio Grande do Sul, seguido por Sergipe e Bahia.

Esses dados podem deixar algumas pessoas curiosas, pois parece que nós brasileiros usamos cebola para cozinhar praticamente tudo, desde o arroz com feijão do dia a dia, até pratos mais elaborados. Esse consumo poderia ser maior, se as pessoas soubessem quantos benefícios podemos obter ao comer cebolas.

Essa prima do alho, alho-poró, cebolinha, cebolinha e cebola chinesa é um bulbo das espécies mais amplamente cultivadas do gênero Allium, que inclui a variedade roxa, branca e amarela. Além de ter poucas calorias (cerca de 64 kcal/100 gr), é ótima para prevenir e combater hipertensão e doenças relacionadas principalmente com circulação sanguínea e coração, como colesterol ou triglicerídeos altos.

Uma xícara de cebola picada fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês. Traz também uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante queracetina e de sulfetos. Veja outros benefícios:

  • Ajuda na perda de peso
  • Estimula o funcionamento dos rins
  • Controla a glicemia
  • Melhora a circulação
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Previne surgimento de alguns tipos de câncer, especialmente do estômago, cólon, próstata e reto
  • Combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, o folato encontrado na cebola pode ajudar a reduzir a depressão. A homocisteína impede que o sangue e outros nutrientes atinjam o cérebro, e o folato evita que esse produto químico se acumule. O excesso de homocisteína também interfere na produção dos hormônios do bem-estar, serotonina, dopamina e norepinefrina, que regulam não apenas o humor, mas também o sono e o apetite.

A cebola tem boa oferta o ano todo, e o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 84.448 toneladas do produto, provenientes principalmente dos municípios de Cristalina (GO), Piedade (SP), Aurora (SC), Alfredo Wagner (SC), Monte Alto (SP) e Ituporanga (SC). No dia 24/8, o produto estava sendo comercializado no ETSP no atacado a um preço médio de R$ 1,19/kg.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.

Comentários