Pular para o conteúdo principal

Motivos para ter um cacto

Antes deixados de lado quando o assunto era presentear, hoje os cactos são ótimas opções para dar a quem se ama e ainda possui um simbolismo que só fortalece os motivos para que ele seja um ótimo presente.
 
Segundo o Feng Shui, corrente de pensamento analítico, os cacto são guardiões, pois eles purificam o ambiente. Além do mais, eles podem criar uma barreira contra os raios gama que são emitidos por meio de aparelhos eletroeletrônicos, como televisão e computador.
 
Em sua estrutura, o cacto apresenta espinhos e em seu caule a capacidade de armazenar água, o que faz com que ele consiga nascer e viver em regiões que não são boas para a maioria das outras plantas, por exemplo regiões desérticas.
 
Essa característica de possuir espinho, transmite a sensação de proteção e segurança. Graças a ela, o cacto não aparenta ser um alimento propício e afasta a possibilidade de que os animais o confundam com comida, ajudando com que ele se mantenha intacto.
 
Nessas condições, ainda partindo do simbolismo que essa planta apresenta, ela ajuda as pessoas a conhecerem a sua força interior, principalmente nos momentos em que se sentem sozinhas. E pelo fato de armazenar água, o cacto está ligado com as emoções.
Cactos da Feira de Flores da CEAGESP - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Como cuidar do cacto
  • Atenção com a água! Não é porque o Cacto armazena água que você não deve regá-lo nunca. No verão, onde as temperaturas estão mais altas e a perda de liquido acontece com uma frequência maior, ele deve ser regado uma vez por semana e no inverno a cada 15 dias. Preste atenção para não encharcar o vaso, o ideal é deixar a terra úmida.
     
  • Observe o tamanho do seu cacto para entender a sua necessidade de água e na hora de coloca-la, lembre-se que esta deve ser apenas na terra e não na planta inteira.
     
  • Como já deu pra perceber, a água é um fator bem importante para manter seu cacto saudável, então na hora de escolher um vaso, opte por um onde o excesso de água possa escorrer.
     
  • Pedrinhas no vaso podem ajudar a manter o nível de umidade ideal para a planta. Antes de coloca-las, confira se o tipo escolhido não pode apresentar um efeito contrário e acabe prejudicando a raiz do cacto.
     
  • Para decidir em qual ambiente o cacto vai ficar, observe locais onde ele possa receber a luz do sol e ar fresco, uma dica é deixa-lo perto de janelas, tomando cuidado para que quando chova ele não fique encharcado.
     
  • Além da água, é importante que o cacto receba adubo para prolongar e melhorar a sua qualidade de vida.
  • Essa suculenta é recomendada para pessoas que têm um rotina agitada e acabam não tendo muito tempo sobrando para se dedicarem a cuidar das plantinhas.
Na Feira de Flores localizada no Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), você pode encontrar diversas opções de cactos e muitas outras espécies de plantas!

3ª e 6ª feira das 0h às 9h30
(da 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclusive aos feriados)
Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) –  Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina
Estacionamento pelos portões 4 e 7

2ª e 5ª feira das 2h às 14h* (inclusive aos feriados)
*OS PERMISSIONÁRIOS COSTUMAM ENCERRAR A COMERCIALIZAÇÃO ÀS 10H
Praça da Batata – Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina
Estacionamento pelo portão 18 (veículos pequenos) e portão 7 (veículos grandes)

Comentários