Pular para o conteúdo principal

Conheça o jovem Maurimar, um exemplo de garra e determinação

Quem vê o sorriso tímido, às vezes escondido pela máscara de segurança, não imagina a força e a coragem que possui o jovem Maurimar Pereira de Sousa, de 23 anos. 
Ao lado dos três irmãos, o jovem veio do Piauí para São Paulo aos 14 anos encontrar-se com a mãe, dona Maria José, que já estava na grande metrópole há três anos buscando melhores oportunidades para a família. Enquanto o dia do encontro não chegou, as crianças ficaram aos cuidados da bisavó e ajudando no trabalho da roça, sempre com o coração cheio de saudades.

Chegando na capital, Maurimar teve que se acostumar à nova e intensa rotina da cidade grande, o que não foi fácil no início, mas com o apoio e o incentivo de sua mãe, logo já estava integrado à vida dos paulistanos.

Na escola, fez novos amigos e foi um deles que o convidou para frequentar a escolinha de futebol da Nossa Turma, ONG que atende crianças e adolescentes que moram nas comunidades ao lado da CEAGESP.  Maurimar, que mora na Comunidade do Nove, aceitou o convite sem imaginar que sua vida mudaria a partir de então. Como todo menino brasileiro, ele também sonhava em ser um grande jogador de futebol e até os 17 anos, perseguiu esse sonho conciliando as aulas com os treinos.


Foi num churrasco promovido pela Nossa Turma que o jovem conheceu três pessoas muito especiais: Manelão, Maribel e Kelly, responsáveis pelos projetos da associação. Na ocasião, ele compartilhou sua história, seus sonhos e experiências e dessa conversa, nasceu uma bonita amizade.


Maurimar e Patrícia: incentivadora
Deixando de lado o sonho de ser um craque do futebol, passou a conciliar os estudos com o trabalho no varejão aos finais de semana e os diversos cursos extra curriculares realizados na ONG, como português e matemática, além de receber ajuda da equipe, fora do horário de expediente, para aprender informática. Todo esse apoio foi essencial para que o estudante pudesse enxergar novas possibilidades e graças ao seu interesse e empenho, foi contemplado com o curso de Bombeiro Civil pela Sra. Patrícia Zacarias, antiga colaboradora dos projetos da Nossa Turma. “Patrícia me abençoou com o curso. Ela acreditou, confiou e me deu muita força. Ela e a Kelly são como minha segunda mãe”, relembra o jovem, emocionado.


Bombeiro Civil
Mas os frutos por seu esforço não pararam por aí. Na escola, por ser um ótimo aluno, foi contemplado com um curso de Técnico de Segurança do Trabalho, que foi a porta de entrada para que, por meio da parceria entre Nossa Turma e CEAGESP, ele fosse aprovado para ser Jovem Aprendiz na Companhia.


Na Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), pôde aprender na prática toda a teoria vista no curso e destaca o apoio que recebeu dos colegas desde o primeiro dia: “A equipe da SESMT não mediu esforços para me ensinar tudo, com dedicação e paciência. Eu não sabia nada e isso me motivou muito a seguir em frente. Sou muito grato a todos”. E isso tem sido só o começo da trajetória desse guerreiro que foi aprovado para o curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho na Universidade Cruzeiro do Sul e que logo mais, passará de aprendiz para estagiário, também na SESMT.


Ao lado da mãe, Maria José
Durante toda a entrevista, Maurimar não esconde a enorme gratidão que sente pela equipe da Nossa Turma e principalmente pela mãe, e reconhece que eles foram fundamentais durante essa jornada: “Manelão, Maribel e Kelly são pessoas muito queridas e sou eternamente grato. E minha mãe... Não sei o que seria de mim sem minha mãe, até pelas broncas eu agradeço, pois ela sempre me mostrou que eu não precisava ir para o caminho errado. Quando ela me vê com o uniforme de bombeiro, ela sorri feliz e pra mim esse sorriso vale muito. Foi difícil, mas estou no caminho certo”. 



E para finalizar, afirma: “Desejo aprender mais, conseguir um bom emprego, oferecer melhores condições para minha família e depois dessa faculdade, cursar Gestão Ambiental”. 
Não temos dúvidas que com essa garra, isso tudo será possível, Maurimar! O mundo te espera!


Comentários