Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios do rabanete, o produto da semana (26/6)




Rabanete faz parte daqueles legumes que ou se ama, ou se odeia. Há quem adore aquele sabor meio ardidinho e a crocância dele, como há quem não o aprecie muito pelos mesmos motivos. Entretanto, mesmo aquelas pessoas que não são muito fãs desse primo do nabo talvez mudem de ideia, ao ver quantos benefícios à saúde se obtém ao consumir esta raiz de formato arredondado ou alongado e de casca vermelha e interior branco.


O rabanete é uma hortaliça cultivada na Europa e Ásia desde a Antiguidade, de onde saiu para se espalhar por todo o mundo, apreciado pelo seu sabor adocicado, refrescante e picante. Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião. Normalmente consumido cru em saladas, vai muito bem também no preparo de sucos, conservas e sopas.


Essa raiz tem excelentes fontes de nutrientes, tais como antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres no organismo, aumentando com isso o sistema imunológico. Suas fibras auxiliam o sistema digestivo, além de ser rico em minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco, e vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina, que ajudam no controle da pressão arterial e a saúde cardiovascular.


Mas suas propriedades não param por ai:

  • Previne o câncer – o rabanete possui um composto chamado isotiocianato que é considerado um excelente alimento anticancerígeno.
  • Ajuda na perda de peso - ele é pouquíssimo calórico (16kcal/100 gr) e é rico em nutrientes capazes de promover um emagrecimento saudável.
  • Combate problemas urinários – possui ação diurética e auxilia na cura de inflamações e combate a sensação de queimação na hora de urinar.
  • Regula o intestino – suas fibras ajudam a melhorar o volume dos movimentos intestinais, evitando problemas como a prisão de ventre, e também beneficia nos casos de diarreia.
  • Melhora o sistema respiratório - reduz irritações nos pulmões, nariz e traqueia causados por alergias, infecções e resfriados
  • Faz bem para a pele – ao hidratar o corpo, a pele ganha jovialidade ao ficar livre dos sinais do envelhecimento precoce, como rugas, linhas de expressão e manchas.
  • Favorece o ganho de massa muscular – é uma boa fonte de proteínas, nutrientes essenciais para a construção e reparação muscular.
Com boa oferta no ano todo, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 1.399 toneladas de rabanetes, provenientes principalmente das cidades paulistas de Piedade, Cotia, Ibiúna, Mogi das Cruzes e Embu Guaçu. No dia 25/6, o produto estava sendo comercializado no atacado a um preço médio de R$ 1,56/maço.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Comentários