Pular para o conteúdo principal

Receita da semana: Goiabada cascão

Falou em goiabada cascão, logo vem à mente uma fatia grossa de queijo branco fresco acompanhada de um pedaço desse doce feito com essa fruta originária das Américas, a goiaba. Uma sobremesa simples, que nos remete ao interior do Brasil, às coisas simples, aos sabores da terra, à infância no mato e outras imagens que aguçam o nosso paladar e enchem a boca de água de desejo, não é verdade?


A goiabada surgiu no Brasil quando foi usada pelos colonos portugueses como substituto para preparar a marmelada. A receita de goiabada cascão foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, principalmente em Minas Gerais, onde alguém teve a feliz ideia de servir este doce de corte com fatias de queijo – outra especialidade mineira – e com isso chegou-se a uma sobremesa que logo caiu no gosto popular.

CURIOSIDADE



O nome “goiabada cascão” parece ter duas origens. A primeira diz que o doce era preparado pelos escravos para seus senhores, cuja receita levava somente a polpa da fruta. Para os escravos, era lhes permitido fazer o doce utilizando somente a casca e as sementes - daí o nome goiabada cascão. 

Outra lenda diz que o nome veio de quando a sobremesa era guardada em caixas de madeira, onde se formava uma espécie de casca dura ao redor do doce, originando daí o seu nome. 

Pode ser que nenhuma dessa versões seja a verdadeira, mas não importa, pois a iguaria continua firme e forte nos dias de hoje, seja como sobremesa principal ou entrando no preparo de outros pratos, como doces, molhos e acompanhamentos de receitas salgadas, o que mostra a sua versatilidade na cozinha!


RESGATE 

Antigamente a goiabada era tradicionalmente preparada em enormes tachos de cobre no fogão à lenha, e a sobremesa depois era acondicionada em folhas de milho e depois guardadas em caixas de madeira. Com a chegada da industrialização, o doce começou a ser enlatado ou simplesmente cortado em pedaços e embalados em plástico, e o costume de se prepará-lo em casa foi se perdendo com a correria do dia a dia.


Recentemente, está ocorrendo um resgate das antigas tradições, em que muitas pessoas estão buscando também alternativas mais saudáveis aos alimentos industrializados. Por conta disto, trazemos essa receita de goiabada cascão que, além de ser simples e muita rápida de ser preparada, leva ingredientes que você mesmo pode escolher e assim, ter consciência do que está sendo consumido. 

Aproveite que a goiaba está com preços ótimos esta semana – além de trazer inúmeros benefícios à saúde, e prepare essa receita deliciosa.


GOIABADA CASCÃO


Ingredientes

  • 1 kg de goiaba vermelha média e maduras.
  • 1½ xícara (chá) de açúcar refinado.

Modo de Preparo

  • Lave as goiabas, elimine as extremidades e descasque. Reserve as cascas.
  • Pique a goiaba (mantenha as sementes) e coloque no copo do liquidificador com 200 ml de água.
  • Bata por 1 minuto e despeje em uma peneira de malha não muito fina. Reserve.
  • Disponha em uma panela o açúcar com 100 ml de água. Cozinhe, sem parar de mexer, até o açúcar dissolver e começar a ferver.
  • Sem mexer deixe no fogo por mais 4 minutos. Junte a polpa de goiaba e a metade das cascas.
  • Continue a cozinhar, sem parar de mexer, por uma hora ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo.
  • Forre uma forma com filme plástico, deixando sobras na superfície. Despeje a goiabada, apertando bem com o auxílio de uma colher. Cubra a superfície com o filme plástico, deixe esfriar bem e depois está pronto para ser servido.



Comentários