Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Que tal um cafezinho?

Quem não gosta daquele cheirinho de café feito na hora que desperta sensações e anuncia o despertar de um novo dia?

Café caiu no gosto popular dos brasileiros - Imagem: internet
Hoje, 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, mas não é de agora que esse grão está ligado à cultura do Brasil. Voltando no tempo, os primeiros registros apontam que seu cultivo no país começou no século XVII e durante os séculos XIX e XX tornou-se o principal produto exportado pelo país.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2017 foram consumidas 21,5 milhões de sacas de café. Em toneladas esse valor vai para, aproximadamente, 1,07 milhão. O número é grande e dá ao Brasil o segundo lugar no consumo mundial de café, atrás apenas dos Estados Unidos, com 25,8 milhões de sacas. Nas unidades armazenadoras de Avaré e Ribeirão Preto da CEAGESP, já foram armazenados grãos de café acondicionados em sacas de 60 kg.
Atualizando o cenário para 2018, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), afirma que atualmente o país produz mais café em cápsula. Mas será que tem o mesmo gosto? É a mesma coisa? 
Conversamos com  Evandro Goulart, técnico da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF) e classificador oficial de café em grão cru e degustador de café pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e descobrimos algumas curiosidades sobre o universo incrível da segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, que perde somente para a água.
Apaixonado por Café
Para receber o título de classificador oficial de café, Evandro participou de um curso de formação e considera a experiência como uma grande descoberta de sensações e fragrâncias.
O curso o capacitou a determinar o tipo de café em relação aos defeitos e granulometrias encontrados nos mais diversos lotes do produto e identificar os requisitos para enquadramento em Categoria, Subcategoria, Grupo, Subgrupo, Classe e Tipo.Para entender melhor:
Categoria: de acordo com a espécie a que pertença, o Café Beneficiado Grão Cru será classificado em 2 (duas) categorias: Categoria 1: café proveniente da espécie Coffea arabica e Categoria II: café proveniente da espécie Coffea canephora.
Subcategoria: o Café Beneficiado Grão Cru, segundo o formato do grão e a sua granulometria.
Grupo: o Café Beneficiado Grão Cru, de acordo com o aroma e o sabor, será classificado em 2 (dois) grupos. O sabor e o aroma serão definidos por meio da prova de xícara.
Subgrupo: o Café Beneficiado Grão Cru, de acordo com a bebida e com o grupo a que pertença.
Classe: o Café Beneficiado Grão Cru, de acordo com a coloração do grão.
Tipo: o Café Beneficiado Grão Cru, de acordo com o percentual de defeitos e matérias estranhas e impurezas.

Para Evandro, o café deve estar em harmonia com sua personalidade, suas memórias e aguçar seus instintos degustativos, mas sem ferver a água! Mas, e como fica a moda do café em cápsulas? "São prazeres distintos e o consumo é conforme o gosto do freguês. O café de coador nos remete às origens, enquanto o café da cápsula nos permite aproveitar da praticidade que os tempos modernos requerem e do requinte de sofisticação que a bebida merece. Mas nada como um cafezinho à moda antiga, com aquele sentimento que começa na garganta de 'Hummm, que delícia de café!'"
Como há café para todos os gostos, escolha o sabor que mais lhe agrada e celebre essa data que é comemorada mundialmente.




Comentários