Pular para o conteúdo principal

Parabéns Fortaleza pelos seus 292 anos!

Nesta sexta-feira, 13 de abril, a cidade de Fortaleza completa 292 anos. Capital do Ceará, importante estado nordestino, a cidade teve sua origem a partir do Forte Schoonenborch, que foi construído pelos holandeses no período de sua permanência, entre 1649 e 1654. O lema presente em seu brasão, Fortitudine, significa força, valor e coragem.
 

Fortaleza é a maior cidade do Ceará em população e a quinta maior do Brasil. Também é a cidade nordestina com maior influência regional e possui a maior rede urbana do país em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. No turismo, é considerada o segundo destino mais desejado do Brasil e a quarta cidade brasileira que mais recebe turistas.

Terra de sol, águas claras e jangada, a cidade oferece um leque de opções de passeios para quem quer fugir do stress das grandes cidades. Além das praias paradisíacas e dos locais tradicionais preferidos pela maioria dos turistas, como o Museu do Farol e a feira de artesanato à beira mar, vale à pena incluir no roteiro a Estação Eólica de Fortaleza, uma das duas unidades de produção de energia, e a Fortaleza Nossa Senhora da Assunção, que persiste firme no local onde foi construído o antigo Forte Schoonenborch.

Experimentar novos sabores também faz parte do roteiro e além dos tradicionais pratos nordestinos, como tapioca, baião-de-dois com manteiga e queijo coalho, rapadura, buchada e sarapatel, o cardápio inclui diversos pratos com pescados, como camarão ensopado ao alho e óleo e patinhas de caranguejo à milanesa. 

Apesar da data, dia 13 de abril não é considerado feriado na cidade, apenas ponto facultativo. A data de folga foi transferida para o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção: 15 de agosto.


O CEARÁ NA CEAGESP
Em 2017, o Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP) registrou a entrada de mais de 34 mil toneladas de produtos vindo do Ceará, colocando o estado em 11° posição. Os principais produtos foram abacaxi, atum, banana nanica, camarão cativeiro, coco seco e verde, mamão, melancia, melão e uva.
E todos os dias, centenas de cearenses passam por nossos pavilhões comprando, vendendo ou carregando esse produtos, deixando registrados no dia a dia, as palavras presentes no brasão de Fortaleza: força, valor e coragem.

Comentários