Com a velocidade da tecnologia e
a criação de novas relações de consumo, comprar ficou cada vez mais fácil,
porém, é imprescindível ter em mente que toda e qualquer decisão de compra deve
estar ligada diretamente à educação financeira. Não gastar mais do que ganha,
não gastar tudo o que tem e não gastar antes o que ainda vai ganhar são bons
norteadores para consumir de forma planejada sem comprometer o orçamento
familiar.
O cliente sempre tem razão?
O Brasil é referência mundial quando
o assunto é o direito do consumidor, pois possui a mais avançada lei sobre isso.
Criado em 1990, o Código Brasileiro do Consumidor (CDC) é um conjunto de normas
que visam proteger os direitos do consumidor e disciplinar as relações e as
responsabilidades entre o fornecedor (de produtos ou serviços) com o consumidor,
estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.
O CDC garante que os direitos do
consumidor sejam respeitados, mas também deixa bem claro que em todas as relações
de consumo, eles também possuem deveres que devem ser cumpridos. Por isso,
antes de sair gritando aos quatro ventos que o cliente sempre tem razão em tudo,
vale à pena ler e conhecer o Código para não realizar queixas sem fundamento.
O Código de Defesa do Consumidor está disponível em https://goo.gl/4WENhp
Leia mais sobre o Dia Mundial do Consumidor em https://goo.gl/FQLPxK
Imagens: Comunicação CEAGESP
Comentários
Postar um comentário