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Veja alimentos que ajudam a se recuperar da ressaca

É quarta-feira de Cinzas, o dia já clareou, e o corpo já começa a mostrar os primeiros sinais da ressaca do carnaval: o corpo dói, a cabeça dói, os pés doem, tudo dói! Atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela sensação de desconforto (sede, tontura, dor de cabeça e náuseas) causada pelo excesso de consumo de álcool.

Depois de abusar em uma bebedeira, organismo precisa se hidratar e restaurar as vitaminas e os minerais perdidos, bem como os níveis de açúcar no sangue. Por isso, é muito importante se alimentar bem e beber muitos líquido, escolhendo os alimentos corretos que podem ajudar a combater os efeitos da ressaca no corpo.

Para isso, separamos alguns alimentos que podem auxiliá-lo a se mover melhor e seguir adiante! Evite comer comidas gordurosas, café e suco de frutas cítricas, pois eles podem agredir ainda mais o organismo que já se encontra debilitado.

  • Aspargos: possui aminoácidos e minerais dos aspargos que podem aliviar a ressaca e proteger o fígado contra toxinas. Além disso, possui propriedades antifúngicas, diuréticas e anti-inflamatórias. 
  • Banana: Quando se ingere muito álcool, o organismo acaba perdendo muito potássio no sangue, que se pode repor com essa deliciosa fruta ­– conhecida fonte de potássio, mineral que previne cãibras, afasta a pressão alta e mantém a flexibilidade.
  • Batata: Uma batata média cozida com casca tem cerca de 296 miligramas de potássio (mais que o dobro de uma banana), mineral muito indicado também para curar dores de cabeça.
  • Cogumelos: são ricos em selênio, antioxidantes e vitamina B. Ajudam o fígado no processo de desintoxicação, além de trazer fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino. 
  • Espinafre: suas folhas são ricas em riboflavina, um tipo de vitamina B que pode prevenir enxaquecas. Possui ainda ácido fólico, vitamina C e enxofre, que também ajudar a combater os sintomas de ressaca.
  • Gengibre: o suco de gengibre ralado pode ser misturado em outros sucos ou tomado  em forma de chá. A raiz do gengibre combate vômitos e náuseas e também a indisposição da ressaca. Comer fatias cruas ou em conserva também ajuda. 
  • Melancia: Possui minerais como o magnésio e o potássio, e seu alto poder de hidratação ajudar a combater a desidratação, que  é umas das causas da ressaca pelo consumo excessivo de álcool.   
  • Ovos: é um alimento repleto de vitaminas  do complexo B, que desempenham um papel essencial na recuperação do organismo, além de ser rico em cisteína, um aminoácido eficaz contra as toxinas. 
  • Suco de tomate: combate a hipoglicemia (redução do nível normal de glicose no sangue) causada pela ressaca, ajuda a nos hidratar e contém licopeno, um componente com múltiplos benefícios (como o de ser anti-inflamatório).