Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Parabéns aos Técnicos de Segurança do Trabalho

Nesta segunda-feira, 27 de novembro, é celebrado o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. A profissão é regulamentada pela Lei n° 7.410 de 27 de novembro de 1985 e exige formação de nível médio.


Dentre suas atribuições, definida pela Portaria n° 3.275/89, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) possui três técnicos de segurança do trabalho: Francisco Teixeira, Edson Procidelli e Antonio Barreiros (Toni), sendo este último, o chefe da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Há três meses, a equipe conta com mais um técnico: Maurimar Pereira de Souza. O simpático piauiense de 23 anos é formado pelo SENAC Lapa e após estagiar na Associação Nossa Turma, foi contratado pela Companhia como Aprendiz por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Maurimar, que também é bombeiro civil, conta que escolheu a profissão devido ao leque de opções de atuação que ela oferece: nas áreas rural, comercial, industrial e hospitalar. Na Companhia,  tem atuado principalmente ao lado dos bombeiros civis da empresa, Regina e Sandro.

Ao lado deles, o aprendiz percorre o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) realizando a ronda matinal que inclui uma série de vistorias. Sempre atenta e de olho na planta de edificações da empresa, a equipe verifica se os equipamentos de segurança estão instalados no lugar correto e em perfeitas condições de uso. Hidrantes, extintores e mangueiras não passam despercebidos e são inspecionados a fim de constatar possíveis marcas de vandalismo, mau uso do equipamento e data de validade.

E o trabalho não para por aí! Maurimar também auxilia na verificação do uso dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI's), orientando os funcionários que atuam no ETSP sobre a importância de usá-los corretamente, pois seu uso pode salvar uma vida.

O jovem técnico reconhece quão importante tem sido atuar na CEAGESP e agradece aos colegas pela paciência e disposição em ensiná-lo: "No curso aprendemos somente a teoria e aqui estou tendo a oportunidade de aprender tudo na prática. Aprendo muito com a equipe e com certeza, terei uma boa experiência para atuar em outras empresas."

Para o futuro, Maurimar deseja ampliar seu conhecimento e cursar Gestão Ambiental, matéria que despertou seu interesse no curso de técnico. Temos certeza que com garra e dedicação, ele chegará longe!

A CEAGESP parabeniza a equipe de técnicos de segurança do trabalho e agradece pela contribuição com seu trabalho.







Comentários