Pular para o conteúdo principal

Alface é o produto destaque da semana (26/9)



Hortaliça é saborosa, barata e faz bem à saúde
Alface lisa é uma excelente opção de hortaliça para a semana
Sozinha ou acompanhada, a alface continua sendo um dos itens indispensáveis no prato de salada dos brasileiros. O preço acessível e a boa variedade, fazem desta hortaliça a dica especial de compra sugerida pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) para esta semana (26/09).

Segundo levantamento da SEDES, em 2016 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 48.620 toneladas de alface, provenientes dos municípios paulistas de Piedade, Ibiúna, Mogi das Cruzes, Cotia, Embu Guaçu, Atibaia e Santa Isabel. O preço médio no atacado é de R$ 0,55 o maço.

Nesta semana, a boa pedida é a alface crespa, a americana e a lisa. A primeira, rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino e, embora seja semelhante à alface lisa, com folhas soltas, a crespa se diferencia por possuir pequenas ondas no topo das folhas.

A alface americana possui a cabeça compacta e arredondada e é muito usada em lanches pois se adapta ao calor de outros alimentos sem perder o sabor e a crocância. E a alface lisa, tem as folhas soltas, macias e delicadas, além de um sabor suave, porém, é recomendado comprar somente o necessário para evitar o desperdício.

Embora diferentes em suas características, todas possuem a mesma constituição nutricional: carboidratos, proteína vegetal, fibra, vitaminas A, B9 e C, minerais, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, iodo, sódio e 95% de água. Dentre os benefícios para a saúde, a alface auxilia na redução de peso, ajuda na digestão, fortalece os ossos, ajudam na beleza da pele e por ser baixa no índice glicêmico, ajuda os diabéticos no controle do nível da glicose.

Versátil, barata e saborosa, a alface pode ser consumida crua, grelhada, frita, cozida ou no vapor e é usada no preparo de diversos alimentos, como sopas, sanduíches, suflês, além de ser acompanhamento de carnes e peixes. E engana-se que a hortaliça é somente usada em pratos salgados. Bolo de alface com maçã, geleia de alface e doce de alface com nozes são apenas algumas das muitas opções de sobremesa com a hortaliça.

Para conhecer mais sobre outros alimentos, fique de olho nas mídias da CEAGESP: blog, Instagram e Facebook.

Comentários