Pular para o conteúdo principal

Saiba quais são os legumes sazonais de Agosto

A ervilha é um dos alimentos mais nutritivos da lista / Imagem: Internet
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, CEAGESP, lista mensalmente os alimentos sazonais. Venha conferir os legumes que estão na melhor época para serem consumidos no mês de agosto:

•    Abóbora Japonesa
É rica em betacaroteno, ajuda no desenvolvimento físico das crianças e na visão. Combate a prisão de ventre e ajuda na proteção da próstata. É recomendada para quem tem diabetes, pois libera devagar o açúcar no sangue. Para atletas ajuda a repor a energia após o treino.

•    Abobrinha Brasileira e Abobrinha Italiana
Ajuda no controle da hipertensão, devido à grande quantidade de potássio. Abaixa o colesterol, graças as fibras e aos altos níveis de vitaminas A e C. Previne contra o câncer de cólon e inflamações na próstata. Diminui o risco de ataque cardíaco e derrame, pois possui Magnésio. Rica em Manganês, ajuda o corpo a metabolizar proteínas, e participa da produção de hormônios sexuais.
IMPORTANTE: A diferença entre Abobrinha Brasileira e Abobrinha Italiana está no formato, a primeira possui mais curvas, a parte debaixo é maior, e a Italiana é mais reta.

•    Batata Doce Amarela
Alto valor energético, rica em carboidratos. Fornece vitaminas A, C e algumas do complexo de B. Raiz de polpa amarela tem mais vitamina A do que a polpa branca.

•    Berinjela Conserva
Controla o colesterol e melhora o fluxo sanguíneo. Ajuda na perda de peso. Fonte de potássio, cálcio e magnésio. Rica em antioxidantes e vitaminas do complexo B. Previne vários tipos de câncer. Devido a vitamina C mantém a pele mais saudável, macia e hidratada.

•    Cará
É bastante confundido com Inhame apesar de ser outro tipo de produto. É um alimento energético. Possui grandes quantidades de vitaminas do complexo B. Estimula o apetite e ajuda na digestão.

•    Ervilha Comum e Ervilha Torta
Altamente nutritiva, fornece cerca de 80 calorias por 100 gramas consumidas. Fonte de fibras alimentares e hidratos de carbono. Rica em vitaminas A, B, C, E, e K. Fonte de minerais: Zinco, Cálcio, Potássio, Magnésio e Ferro. Previne doenças no coração. Com baixo índice glicêmico pode ser consumida por diabéticos. Possui antioxidantes que inibem o aparecimento de câncer. Benefícios para manter a saúde da pele, retarda as rugas e o processo de envelhecimento. Ajuda na digestão.
IMPORTANTE: diferença entre as ervilhas: ervilha-torta são usados tanto o grão como a vagem, e da ervilha comum só é usado o grão.

•    Inhame
Ajuda na saúde das mulheres agindo na menopausa, tensão pré-menstrual (TPM), doença fibrocística da mama, e fibrose uterina. Previne contra o câncer. Reduz o colesterol e é bom para o coração. Ajuda a combater o mal de Alzheimer e a anemia. É uma boa opção para quem procura emagrecer.

•    Mandioca e Mandioquinha
Rica em potássio, fibras, vitamina C, folato (pertence à família das vitaminas B), zinco, magnésio, cobre, ferro, e manganês. Faz bem para o coração. Tem ação anti-inflamatória contra a artrite e antioxidante. Protege a pele contra os raios ultravioletas do Sol. Altamente energética, é ideal para dietas sem glúten, e para a perda de peso. Ajuda na recomposição de massa óssea e na produção de colágeno. Saudável para grávidas.

Todos os legumes sazonais e outros produtos com a melhor oferta podem ser encontrados no Varejão da CEAGESP:

•    Capital
4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7 Sábado – das 7h às 12h30 Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3

•    Sorocaba:
4ª feira – das 16h às 22h Sábado – das 7h às 13h

Comentários