Pular para o conteúdo principal

31 de Agosto é o Dia das Nutricionistas


Hoje, 31 de Agosto, é comemorado o Dia do Profissional de Nutrição. A data surgiu com a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro em 1949, atualmente Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros está acima do peso e 18,9% estão obesos. A obesidade é o caminho para que outras doenças possam aparecer, como diabetes e hipertensão. O papel da nutricionista não é apenas passar dietas que emagreçam, mas cuidar do bem-estar e saúde dos pacientes.  

O índice de pessoas acima do peso no país vem preocupando e o tema foi abordado em evento internacional. "O Brasil assumiu como compromisso atingir três metas: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019; e ampliar em no mínimo de 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente até 2019.” disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/aisa/noticias-aisa/27807-em-evento-internacional-brasil-assume-metas-para-frear-o-crescimento-da-obesidade.
Da esquerda para direita Patrícia Silva está cursando o 8° semestre e Marina Tonel o 7° semestre 
Imagem: Arquivo/CEAGESP
As estudantes de nutrição a Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP, Marina Diogo Prandini Tonel, 22 anos e Patrícia Soares da Silva, 22 anos, explicaram sobre as atividades que realizam, entre elas: análise em laboratório, norma de classificação, pesquisa de campo - vão ao mercado, pegam os dados, falam com os atacadistas. 

Um dos trabalhos de norma de classificação que, tanto Marina como Patrícia fizeram parte, foi uma pesquisa a respeito da reclassificação das abobrinhas na CEAGESP.

Sobre a escolha do curso, Patrícia conta que “desde os 9 anos via a tabela nutricional e queria entender o que era”.

As duas estagiárias iniciaram na CEAGESP em fevereiro de 2017. Elas afirmam gostar, destacam a liberdade enorme para aprender funções até fora da área de nutrição como, por exemplo, agronomia e a oportunidade de aprimorarem o seu conhecimento fora da CEAGESP ou com o auxílio de cursos complementares realizados durante o horário de trabalho.

O curso de nutrição foi regulamentado como profissão em 24 de abril de 1967, hoje com o aumento da obesidade, do sedentarismo e o do consumo de alimentos industrializados é fundamental consultar um bom profissional da área e não fazer diagnósticos pela internet.
 

Parabéns nutricionistas!

Comentários