Pular para o conteúdo principal

CEAGESP recebe Encontro Anual da ABRACEN 2017


De 27 a 29 de julho, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) sediou a edição 2017 da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (ABRACEN), com a participação da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (BRASTECE). Estiveram presentes representantes de mercados atacadistas de todo o país, com o intuito de discutir temas de interesse comum e fortalecer a integração das CEASAS brasileiras para seu aprimoramento e desenvolvimento.

No primeiro dia, associados da ABRACEN e da BRASTECE reuniram-se separadamente para tratar de assuntos específicos de suas entidades. Em seguida, todos foram recebidos no salão nobre da Secretaria da Agricultura para a abertura oficial do evento, que contou com a presença do deputado Fausto Pinato e do secretário adjunto Rubens Rizek, representando o secretário da agricultura, Arnaldo Jardim.

No discurso de abertura, Johnny Hunter Nogueira, presidente da CEAGESP, e Gustavo Fonseca, presidente da ABRACEN, destacaram a importância da ligação entre agricultura e centrais de abastecimento e do investimento em políticas para que essas centrais possam continuar oferecendo um serviço de qualidade que garanta a segurança alimentar aos consumidores.

Gonzalo Bravo, da Federação Latinoamericana de Mercados de Abastecimento (FLAMA), ressaltou sobre a necessidade de encontros como esse, para que novas ações sejam realizadas na comercialização dentro dos mercados atacadistas, de modo que todo cidadão latino-americano tenha acesso a alimentos frescos e de boa qualidade.

Na sequência, José Valverde, secretário executivo da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ministrou a palestra sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos e os Instrumentos de Gestão dos Resíduos Orgânicos”. Valverde apresentou um panorama com dados estatísticos do destino do lixo, a importância da criação de uma política de gestão de resíduos sólidos e para redução do desperdício de alimentos, e exemplos para o desenvolvimento da logística reversa em ação conjunta entre permissionários e produtores.

O segundo dia do encontro foi realizado no Auditório Nelson Loda, no Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), e começou com uma reunião entre os associados da ABRACEN e da BRASTECE. Diversos assuntos foram tratados, entre eles, o compromisso do trabalho em conjunto e harmônico entre os membros das duas associações para que, juntos, possam solucionar problemas e garantir a melhoria contínua de todos os CEASAS.

A programação teve ainda a apresentação do Programa Hortiescolha, desenvolvido pela equipe da Seção de Qualidade Hortifrutigranjeiros (SECQH) da CEAGESP. Fabiane Mendes da Câmara, doutora em alimentos e membro da equipe, explicou como funciona o programa, que é uma ferramenta criada para auxiliar os profissionais na escolha dos alimentos com qualidade e preço baixo. O premiado programa é acessível para todos e tem sido adotado por várias instituições no estado de São Paulo, gerando economia e favorecendo a agricultura local.

Por fim, acompanhado pelo gerente do Entreposto, Pedro Horta, o grupo visitou o Mercado Livre do Produtor (MLP) e conheceu parte da rotina dos permissionários, em especial, dos vendedores de hortaliças que atendiam no momento da visita.

No terceiro e último dia do encontro, o grupo visitou novamente o MLP para conhecer o Varejão, feira livre realizada às quartas-feiras e aos finais de semana, onde são oferecidos produtos de qualidade no varejo.




 

Comentários