Pular para o conteúdo principal

Semana Mundial do Meio Ambiente: faça a sua parte



A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. No Brasil, a celebração foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, instituindo em todo o território nacional a Semana do Meio Ambiente.

Green globe/Flickr
A iniciativa tem o intuito de discutir na sociedade temas que tratem da preservação do patrimônio natural do país, dos seus recursos naturais, sua flora e fauna. Nesse movimento, todos podem participar, seja tomando parte em organizações e grupos que lutam em prol da natureza, seja em pequenos atos do dia a dia, como por exemplo fazer o uso racional da água ou diminuindo o consumo de energia elétrica.


FAÇA SUA PARTE!


O importante é rever seus hábitos e adotar uma postura consciente para minimizar o impacto no meio ambiente. Veja alguns exemplos:

  • Compre apenas o necessário. Isso evita o uso desnecessário de recursos naturais.
  • Economize água. Feche a torneira enquanto estiver lavando a louça ou se ensaboando no banho.
  • Descarte pilhas e baterias apropriadamente. Se jogado no lixo comum, eles podem contaminar o solo e o lenções freáticos pelos metais pesados presentes em sua composição.
  • Economize energia elétrica. Respeite o volume indicado pelo fabricante ao lavar roupa na máquina ou coloca-las na secadora de roupa. Passe ferro em várias peças de uma vez. Seque seus cabelos naturalmente, evite o uso do secador.
  • Use os dois lados de uma folha: a média mundial de consumo de papel é de 58Kg por ano, o que significa que cada pessoa consome, em média, 0,6 árvore por ano. Usando os dois lados do papel você estará salvando 0,3 árvore por ano.
  • Leve sua própria caneca para usar no trabalho e evite usar copos descartáveis de plástico.
  • Separe seu lixo em material orgânico, inorgânico, reciclável e reutilizável. Descarte entulho de obras nos pontos de coleta espalhados pela cidade.
  • Evite uso de materiais descartáveis, leve sua própria sacola de compras quando for ao supermercado e evite usar plásticos na sua vida.
  • Prefira o transporte público, ande mais a pé ou de bicicleta e deixe o carro em casa.

Comentários