Pular para o conteúdo principal

Confira quais são as frutas sazonais de julho



 
Laranja é rica em vitamina C - Imagem: Wikimedia
Frutas hidratam a pele, estimulam o bom humor, saciam a fome e trazem apenas benefícios para a nossa saúde. Mensalmente a CEAGESP lista os produtos sazonais, ou seja, alimentos em sua melhor época para consumo. Confira abaixo quais são as frutas sazonais de julho.

Abacate fortuna: essa é uma fruta calórica, mas as gorduras presentes nela fazem bem à saúde do organismo. Além delas, o abacate é rico em fibras alimentares e nas vitaminas A, do complexo B, C e E.

Atemoia: é fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajuda no emagrecimento e na absorção de gordura. Também fornece energia pois é rica em carboidratos.

Carambola: possui bastante água, que garante hidratação ao corpo, e baixo teor calórico. A vitamina C presente na fruta fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante combatendo o envelhecimento precoce.

Cupuaçu: é um aliado para manter a força do coração já que ajuda a controlar os níveis de colesterol bom e reduzir o colesterol ruim, ele ainda protege as paredes arteriais de danos prevenindo doenças cardíacas.

Laranja baia e laranja lima: dessa fruta se aproveita até o bagaço, nele está presente a maior quantidade de fibras que reduzem o colesterol e auxiliam no funcionamento do intestino. Essa parte da laranja também possui pectina que previne a cárie dentária e ainda causa sensação e saciedade. 

Maracujá doce: possui propriedades que atuam sobre o sistema nervoso central e ajudam a relaxar os músculos e têm ação tranquilizante. Suas folhas podem ser utilizadas em chás, já a polpa pode ser consumida in natura, em sucos, sobremesas, molhos e até em saladas. A casca do maracujá pode ser aproveitada em farofas e suas sementes podem ser trituradas para utilizar como esfoliante natural.

Mexerica: essa é uma grande aliada na redução de peso e possui baixo valor calórico – uma unidade da fruta contém 38 calorias -, é fonte de fibras, benéficas para a absorção de gorduras, digestão e para o intestino, e de vitamina C.

Morango: possui antocianinas, substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento das células, reduzem o risco de ataques cardíacos e ainda previnem a perda de memória. 

Quincam: é umas poucas frutas que possui proteínas, sua casca contém antioxidantes e é umas principais fontes de vitamina C que ajuda a transformar a gordura em energia e fortalece as defesas do organismo.

Já sabe onde encontrar tanta fruta, né? No Varejão da CEAGESP da capital que acontece nos seguintes dias e horários:
4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30 Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.