Pular para o conteúdo principal

Confira quais são as frutas sazonais de abril

 
Mensalmente a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo indica produtos sazonais, ou seja, aqueles que estão em sua melhor época para consumo. Confira abaixo quais são e as propriedades nutritivas das frutas sazonais de abril.

Abacate fortuna/quintal: a fruta surgiu na América Central e se expandiu por todo o continente americano e pela Europa. No Brasil é muito consumido com açúcar enquanto nos demais países é aproveitado em saladas e pratos salgados.

Abiu: a fruta do abieiro pode ser encontrada ao longo da costa brasileira, do Pernambuco ao Rio de Janeiro, na Mata Atlântica, é ideal para ser consumida in natura e muito utilizado na medicina popular para tratar anemias, desnutrição e doenças ligadas ao sistema respiratório como bronquites e pneumonias.

Ameixa estrangeira: é um fruta rica em fibras alimentares que auxiliam no bom funcionamento do intestino e absorvem a gordura depositada no órgão. Pode ser consumida no seu modo natural, em geleias ou em forma de passas.

Atemoia: é muito cultivada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, fonte de fibras e energia, a casca pode ser aproveitada em geleias ou compotas e as sementes podem ser trituradas para ser usadas em saladas ou sobremesas.

Banana maçã e banana nanica: a banana é rica em carboidratos e os açúcares que a fruta possui garantem bastante energia, também é rica em fibras e minerais essenciais como cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico.

Caqui: funciona como um complexo vitamínico pois é fonte das vitaminas A, do complexo B, C, K, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, fibras, carboidratos e proteínas. É pobre em calorias e pode auxiliar quem deseja perder peso.

Figo: auxilia na digestão pois é rica em fibras, também é fonte de potássio e minerais, foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses, mas acredita-se que a fruta tenha surgido no Oriente Médio.

Graviola: concede muita energia e é rico em cálcio, fósforo, potássio, sódio e vitamina C. Ajuda a prevenir diversos males como resfriados, hipertensão, desordens intestinais, combate vermes e ajuda contra cálculos renais.

Kiwi nacional: o kiwi surgiu na China e de lá se espalhou pelo mundo ganhando variações, é rico nas vitaminas A, C, do complexo B e E. Possui propriedades antioxidantes que combatem doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células.

Lima da Pérsia
: tem ação desintoxicante, elimina impurezas do sangue e ajuda a limpar o sistema linfático e o fígado. Atua como diurético, é rico em vitamina C, sódio, potássio e cálcio.

Limão Taiti: é o tipo mais comum no Brasil, talvez por ser o menos ácido, possui casca fina e polpa com poucas sementes, ideal para sucos e drinks.

Maçã nacional gala
: é uma das mais cultivadas no Brasil, fonte de vitaminas A, B, C e E, minerais potássio, ferro e cálcio, possui polpa mais macia e adocicada, e ainda auxilia no emagrecimento já que possui baixas calorias.

Mamão formosa: é um alimento de baixas calorias, entre os tipo de mamão, o formosa é o que possui menos licopeno, carotenoide que dá a cor alaranjada a fruta e beneficia a pele, também possui menos fibras em relação ao papaia mas é rico em vitaminas C e E. 

Mangostão: é considerado rei entre as frutas pelo seu sabor doce e picante. O mangostão também fonte de minerais e vitaminas além e possuir proteínas e fibras. A combinação previne câncer, trata de diarreias e fortalece o sistema imunológico.

Maracujá doce: é fonte de vitamina C, muito utilizado no preparo de sobremesas, drinks, vitaminas e querido até pela indústria cosmética. Possui propriedades calmantes, analgésicas, pode ser útil para o sono e para o relaxamento muscular.

Pera nacional: é rica em fibras o que facilita a digestão e o trânsito intestinal, é rica em água que ajuda a hidratar a pele, potássio que auxilia na redução da pressão arterial e na dilatação dos vasos sanguíneos. 

Pitaia: alivia prisões de ventre já que é rica em fibras o que facilita ainda a digestão, possui baixas calorias sendo uma aliada das dietas de emagrecimento e também é fonte de minerais essenciais.

Tangerina cravo
: é rica em vitaminas A, C e do complexo B, fortalece o sistema imunológico, atua como um calmante natural e até o seu bagaço deve ser aproveitado pois fornece fibras alimentares.

Uva rubi e uva estrangeira: alivia dores de cabeça e previne contra doenças pela presença de potássio na fruta que surgiu no Oriente Médio.

Fruta é saúde! Todas os alimentos sugeridos podem ser encontradas no Varejão da CEAGESP:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30

no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.