Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o IBAMA, um dos principais órgãos do país

IBAMA completa 28 anos nessa quarta-feira
A gestão ambiental no Brasil está a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) desde 1989 quando a instituição foi criada. A autarquia é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Nessa quarta-feira, 22, comemoramos 28 anos da sua criação.

Entre as atribuições do IBAMA estão conceder ou não licenciamento ambiental de empreendimentos, controle da qualidade ambiental, conceder autorização de recursos naturais – como água, solo, fauna e flora - assim como fiscalizar e monitorar o controle ambiental.

O Instituto também é diretamente ligado a pesquisas e desenvolvimento de recursos sustentáveis. Essas funções buscam principalmente a preservação, a melhoria e a recuperação dos ambientes ecológicos.

O IBAMA possui influência direta sobre a agricultura já que é órgão responsável pela proteção das florestas nativas e dos recursos hídricos. Sem a devida preservação dos ecossistemas não seria possível a produção de alimentos agrícolas causando impactos sociais sobre a saúde e a economia. Para saber mais, visite o portal da autarquia.

http://www.ibama.gov.br/

Comentários