Pular para o conteúdo principal

Invista em alimentos leves para curtir o Carnaval

Imagem: Wikimedia
Entre os dias 25 e 28 desse mês muitos brasileiros cairão na folia para curtir o período de Carnaval. Para aproveitar melhor as festas várias pessoas até deixam de lado os cuidados com a alimentação. Justamente pelo alto gasto de energia pelo organismo durante esses dias é que a atenção com aquilo que ingerimos deve ser redobrada.

Além da energia gasta em rodas de samba, marchinhas ou viagens, o período é de intenso calor pelo verão brasileiro. Para evitar desidratação é recomendado o consumo de muito líquido – mas evite bebidas alcoólicas e refrigerantes e invista em água e sucos naturais.

Para começar o dia dê preferência a iogurtes, frutas, leite, queijo e chás acompanhados de pães integrais. Já no almoço e jantar comece a refeição pelas saladas. Assim você estará consumindo fibras que dão a sensação de saciedade, facilitam a digestão e melhoram o trânsito intestinal.

Não economize nos ingredientes: com beterraba, cenoura, alface, tomate, rúcula, espinafre e ervilhas você estará ingerindo grande parte dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.  O toque de sabor a mais pode ser feito com bons temperos e azeite. Capriche nessa receita prática de salada grega adaptada do portal Cozinhas Itatiaia:

INGREDIENTES
1 pepino
4 tomates
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
½ cebola roxa
60 g de azeitonas pretas
50 g de queijo feta ou queijo-de-minas em cubos
Folhas de hortelã

MOLHO
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta

MODO DE PREPARO
Corte o pepino e os tomates em pedaços pequenos de 1cm a 2 cm e coloque em uma saladeira grande. Limpe os pimentões, corte em tiras finas e ponha na saladeira.
Corte a cebola em rodelas e junte às azeitonas.
molho: com um batedor manual, misture o azeite e a salsa. Tempere a gosto com sal e pimenta.
Regue a salada com o molho e misture. Distribua em tigelas ou pratos individuais o queijo e sirva.
Sugestão: sirva a salada com pães frescos.

Ao lado das saladas, você pode acrescentar omeletes, carne de peixe ou de frango – alimentos ricos em proteínas e vitaminas. Outra boa opção são as sopas que podem ser incrementadas com legumes e verduras.

Antes de comparecer aos blocos de rua abasteça sua casa com alimentos de qualidade e pelos melhores preços no Varejão da CEAGESP. A Companhia funcionará normalmente durante o período de Carnaval.

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30

no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Comentários