Pular para o conteúdo principal

Abelhas sem ferrão oferecem outras vantagens além de menos picadas

Criação de abelhas sem ferrão beneficia pequeno produtor - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Nem todo mundo sabe, mas algumas abelhas não possuem o ferrão característico que causa inflamações nas pessoas e animais picados. Sem as ferroadas a produção de mel se torna muito mais fácil para os pequenos produtores. 

Isso acontece graças a evolução das espécies do inseto: o ferrão fica atrofiado e o apicultor fica livre de grande parte dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Porém, caso se sintam ameaçadas as abelhas sem ferrão, também chamadas de meliponíneos, podem morder na região das orelhas, cotovelos, pescoço, olhos e nariz do invasor. 

Para o manejo dessa espécies, são recomendados o uso de formão, fita adesiva e alimentadores. O conjunto custa em torno de R$ 100. Também são necessários produtos para a estruturação das colônias. 

Espécies de abelhas sem ferrão são comuns em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil são conhecidas 200 espécies e destacam-se a jataí, a arapuã e a tiúba. Elas costumam habitar ocos das árvores. Alguns tipos dessas abelhas instalam seus ninhos no solo, em cupinzeiros ou em lugares altos. 

Meliponíneos podem ser mantidas em caixas pequenas que não exigem tanto esforço físico e poupam espaço. Porém, a produção de mel também é menor em relação às abelhas com ferrão. Enquanto essas produzem entre 20 e 40 litros de mel por ano as abelhas sem ferrão registram de 1 a 4 litros no mesmo período. O mel produzido por meliponíneos apresentam a vantagem de ter 10% menos açúcar em comparação aos demais. 

É possível encontrar mel na CEAGESP no setor Diversos no pavilhão BP de segunda à sexta-feira entre às 6h e às 20 e de sábado das 6h às 17h. Ou aproveite para comprar mel no Varejão da CEAGESP:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30

no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Comentários