Pular para o conteúdo principal

No dia mundial do coração, saiba quais alimentos combatem a hipertensão


Morango é um dos alimentos bons para a saúde do coração - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Essa quinta-feira (29) é o Dia Mundial do Coração e uma data importante para a prevenção das doenças cardíacas. Evitar o consumo de frituras e álcool, praticar exercícios físicos e fazer alguma atividade prazerosa são recomendações para controlar o aumento da pressão arterial. E vários alimentos podem contribuir para o bom funcionamento do coração:

Alho: os antioxidantes presentes no alho combatem doenças cardíacas e possui nutrientes como magnésio que contribuem para dilatar os vasos sanguíneos e facilitar a circulação de sangue.

Banana: contém alta quantidade de potássio, nutriente fundamental para o controle da pressão arterial, além de ajudar a eliminar o sódio do organismo.

Beterraba: 250 ml de suco de beterraba diariamente contribuem para reduzir a pressão arterial e o nitrato presente no legume funciona como dilatador natural.

Morango: essa e outras frutas vermelhas possuem antocianina, antioxidante que dá a cor característica das frutas e auxilia a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Melancia: possui l-citrulina, uma substância que se transforma em óxido nítrico – gás natural que causa relaxamento nas paredes dos vasos sanguíneos.

Clara de ovo: possui peptídeo, substância que inibe outro componente responsável por estreitar os vasos sanguíneos e aumentar a pressão.

Semente de abóbora: essa semente é rica em diversos nutrientes incluindo vitamina A e E, fibras e magnésio, a combinação contribui para aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir o colesterol ruim, além de possuir potássio que dilata os vasos sanguíneos.

Não deixe de cuidar bem do seu coração, além desses cuidados busque consultar regularmente um cardiologista.

Todos os alimentos listados podem ser encontrados no Varejão da CEAGESP:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3

Endereço: Av. Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Comentários