Pular para o conteúdo principal

Pepino queima calorias e age como hidratante natural para o organismo




O produto indicado desta semana faz parte de um grupo seleto. Já ouviu falar de alimentos de calorias negativas? São aqueles que, ao serem ingeridos, queimam mais calorias para o corpo digeri-los do que as que o alimento fornece. O pepino é um deles, e por isso é indicado para quem quer perder peso. Mas suas propriedades não param por aí.

Formando por quase 95% de água, o pepino é rico em fibras e ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor. Com propriedades diuréticas, auxilia ainda a eliminar toxinas e gorduras em excesso do organismo. É considerado o fruto com menos valor calórico do Brasil, de acordo com o RankBrasil – Recordes Brasileiros.

Fruto? Pois é, não se assuste, o pepino é catalogado como fruto, da mesma forma que a melancia e o melão, pois deriva de uma flor. Natural da Índia, de onde se espalhou para a Ásia e Europa, foi trazido para as Américas por Cristóvão Colombo no século 15. 

Tendo se adaptado muito bem em cardápios do mundo todo, possui inúmeras variedades, que podem diferir no tamanho e sabor, mas que mantêm suas propriedades em comum, aceitando ser consumido tanto cru como em pratos quentes salgados e até mesmo em sobremesas e sucos.

No Brasil, as variedades mais cultivadas são a aodai (também chamado de pepino comum), o japonês, o caipira e o próprio para conserva, pelo seu tamanho menor. Em média, 100 gramas do produto trazem apenas 15 kcal. Uma xícara cheia equivale a cerca de 22 kcal. Além de rico em fibras, tem vitamina C, pró-vitamina A e vitamina E. 

Também possui vitaminas do grupo B em menores quantidades e antioxidantes, presentes nos carotenoides, betacaroteno, alfacaroteno, luteína ezeaxantina. É fonte de sílica, que auxilia no fortalecimento dos tecidos conjuntivos, auxiliando na saúde das articulações.

Veja mais benefícios do pepino:

  • ajuda a prevenir certos tipos de câncer, como ovário, próstata e mama,
  • beneficia a boa circulação do sangue, ao eliminar o colesterol ruim que pode entupir as artérias,
  • combate o diabetes, ao estimular o pâncreas a produzir insulina, e na produção de células beta, que ajudam o organismo a sintetizar insulina no corpo,
  • hidrata e rejuvenesce a pele do rosto, elimina o inchaço e manchas escuras ao redor dos olhos, devido à presença de vitaminas A e C, além de ácido ascórbico e cafeína,
  • alivia o mau hálito: basta pressionar uma fatia de pepino no céu da boca por 30 segundos para matara as bactérias que causam o mau odor,
  • diminui os efeitos da ressaca, se a pessoa comer algumas fatias de pepino antes de dormir, pois seus nutrientes repõem muitos do que foi perdido com a bebedeira,
  • auxilia quem quer perder peso, pois suas fibras dão sensação de saciedade por mais tempo. Mas atenção: não adianta comer pepino com molhos gordurosos ou complementos calóricos, pois senão não adianta muito fazer dieta.


Não é só pepino que está com o preço mais em conta esta semana. Veja lista completa AQUI.

Comentários