Conhecida pela sua gama de cores, a flor astromélia - ou do latim "Alstroemeria" - tem seu melhor período entre os meses de agosto e dezembro quando é primavera e início do verão no hemisfério sul. Nessa época surgem as flores com tons que variam entre o rosa, vermelho, lilás, laranja, amarelo e branco. Mas você sabe como cultivar essa linda planta?
O solo para plantio da astromélia precisa estar solto e enriquecido com adubo para receber as mudas, essas devem ter um espaçamento de cerca de 50 centímetros. Após a colocação, pode cobrir com terra e regar normalmente. A distância entre as mudas é recomendada pois essa flor tem rápido desenvolvimento e pode prejudicar as vegetações menores.
O cultivo da astromélia requer alguns cuidados: a planta é intolerante a temperaturas muito frias e secas, precisando ser regada com intensidade nos períodos quentes, porém, sem encharcar o solo. Também é necessário estar atento às pragas, o ideal é utilizar inseticidas naturais ou orgânicos contra o aparecimento de insetos no plantio e mantê-la a meia sombra.
A flor é muito utilizada em buquês de noivas ou arranjos para presentes porque representa amizade eterna e felicidade. Algumas de suas variações possuem raízes suculentas e até a flor chega a ser comestível, mas deve-se estar atento já que algumas espécies podem ser tóxicas.
Essas e diversas outras belas flores podem ser encontradas na Feira de Flores da CEAGESP nos seguintes dias e horários:
3ª e 6ª feira das 0h às 9h30
(da 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclusive aos feriados)
Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – Estacionamento pelos portões 4 e 7
2ª e 5ª feira das 2h às 14h* (inclusive aos feriados)
*os comerciantes costumam encerrar a comercialização antes das 10h
Praça da Batata – Estacionamento pelos portões 6 e 18 (veículos pequenos) e portão 7 (veículos grandes)
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina
Comentários
Postar um comentário