Pular para o conteúdo principal

Alimentação natural para pets é possível?

Alimentação natural não está baseada em restos de comida - Imagem: Internet

Se nós, humanos, nos preocupamos em manter uma dieta saudável que não inclua ou reduza ao máximo o consumo de produtos industrializados, por que nossos bichinhos de estimação não podem desfrutar dos mesmos benefícios de uma alimentação natural?

Volta e meia discutem-se os benefícios de alimentos orgânicos ou com menos conservantes e agrotóxicos. Mas pouco se fala da possibilidade de alimentar cachorros e gatos de forma mais natural, com pouca ou nenhuma ração industrializada.

Muitos animais simplesmente não demonstram apetite por nenhum tipo de ração, por mais que o mercado desenvolva constantemente novos produtos que prometem suprir todas as necessidades nutritivas dos pets. Isso pode acontecer pelo sabor, cheiro, ou até pela forma da comida.

Alimentação natural, no entanto, não quer dizer compartilhar com nossos bichinhos o mesmo preparo que consumimos diariamente.

Esse modo de alimentar os animais requer tempo e disposição para desenvolver porções adequadas para cada pet, de preferência orgânicas. O ideal é consultar um veterinário de confiança para qualquer alteração na dieta.

Claro que alguns alimentos consumidos por humanos apresentam riscos para cães e gatos, entre os tóxicos estão o chocolate, carambola, massa crua de pão ou bolo, cebola e acebolados, macadâmias, uvas e passas, cascas e folhas de abacate e a batata comum. Cada um desses produtos possui algum tipo de composto capaz de afetar o metabolismo do animal e causar doenças severas.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) oferece alimentos frescos que podem colaborar com a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Antes de definir a alimentação do animal pesquise e verifique sua disponibilidade para se dedicar as necessidades do seu bichinho. O seu amigo de estimação agradece.

Comentários