Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia do Pescador

Foto: Pixabay/LoveToTakePhotos
Na data de hoje se comemora o dia daquele que é um dos grandes contadores de estórias: o pescador. Esta data é uma referência a São Pedro que antes de se tornar um dos 12 apóstolos de Jesus, tinha na pesca o seu ganha pão. A atividade foi regulamentada em 1967 pelo Decreto Lei 221, que também estabelece o Código de Pesca, referente a proteção e estímulos à atividade.

Em dias que o mar não está pra peixe literalmente, São Pedro é o primeiro santo requisitado, por ser considerado santo protetor e padroeiro dos pescadores.

Existem pescadores que levam a pesca como profissão, mas também existem os que a praticam apenas por lazer. Para este últimos, o principal lema é o “pesque e solte”, em que o que importa são as estratégias e o momento com a natureza.

Do mesmo modo que há leis para a pesca no mar e em rios, em locais fechados há regras impostas pelos proprietários. Já em ambiente aberto, é preciso possuir a licença de pescador amador.

Caso alguém seja pego sem essa autorização, a multa é de R$ 41 por quilo. Na época de piracema, momento em que as fêmeas vão para as margens dos rios desovar, a pena é de R$ 69.

Se depois de ler sobre o pescador deu vontade de comer peixe, a CEAGESP tem o pátio do pescado. Lá, com certeza qualquer pessoa volta para casa com um “peixão” na mão!

Serviço
Feira de pescados e frutos do mar – Frigorífico São Paulo
3ª a sábado das 2h às 6h
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina
Entrada pelo Portão 15 da Rua Xavier Kraus – esquina com Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros)

Comentários