Pular para o conteúdo principal

Multifuncionalidade da banana nanica faz da fruta alimento ideal para a saúde

Foto: Arquivo CEAGESP
Diante da diversidade de bananas que encontramos na natureza, existe uma muito popular nas feiras e gôndolas dos mercados: é a banana nanica.

Também conhecida como banana d’agua ou banana caturra, a nanica recebe esse nome devido o pequeno porte da bananeira que a produz - bem menor que as outras. Por ser a espécie de fácil manejo, também é a preferida para o plantio pelos agricultores.

A fruta possui casca fina em tom amarelo esverdeado - mesmo na fruta madura -, e sua polpa é bastante doce, macia e de aroma agradável. Possui 87 calorias a cada 100 gramas, sendo muito indicada para o consumo em dietas.

A banana nanica traz inúmeros benefícios à saúde e ao corpo. É considerada um excelente alimento por ser rica em carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Tem grande concentração de potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B, além de fibra alimentar e compostos fenólicos.

Entre os benefícios da banana – independentemente do tipo –, a fruta previne o envelhecimento precoce, fornece energia para prática de atividades físicas, evita a fadiga muscular durante o treino, dá sensação de prazer e bem-estar, melhora a insônia, auxilia na redução do estresse e da irritabilidade e alivia a tensão pré-menstrual, regula o intestino e o sistema circulatório, equilibra as funções cerebrais e protege os ossos.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a banana nanica, típica de países tropicais, é uma fruta de grande importância mundial e o quarto alimento vegetal mais consumido no mundo, superada apenas pelo arroz, trigo e milho.

Comentários

  1. Banana ser boa pra evitar cãimbra é apenas um dos benefícios que ela apresenta. Como dizemos aos leitores do nosso site, a banana é um alimento completo e necessário em toda dieta alimentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário