Pular para o conteúdo principal

Fonte de saúde, escarola ajuda a combater doenças ósseas e câncer de cólon


Foto: Lilian Uyema (CEAGESP)
Semelhante à alface, com folhas escuras e vigorosas e sabor amargo, a escarola é um alimento muito benéfico para a saúde. A hortaliça possui em sua composição nutrientes como as vitaminas A, B2, B5 e C, além de ser rica em fibras e fonte de ferro.

A escarola é também um alimento rico em cálcio - nutriente fundamental para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea no decorrer da vida; além de prevenir doenças relacionadas a eles, como osteoporose. O alimento também purifica o sangue, é laxante e indicado para aumentar a resistência do organismo contra infecções dos sistemas digestório, urinário e respiratório.

A hortaliça possui uma substância denominada inulina, que facilita o trânsito intestinal e protege contra o câncer de cólon. O efeito prebiótico da inulina estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal. Ela também promove a melhor absorção de nutrientes e sais minerais no intestino.

O consumo da verdura ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e estimula o sistema imunológico.

Devido sua riqueza nutricional e eficácia no combate à diversas doenças, a escarola, cujo conhecimento se dá desde o Antigo Egito e na civilização grego-romana, inicialmente foi utilizada mais na medicina do que na culinária.

Hoje, o alimento está presente na mesa de todos os brasileiros, mas é na Europa que ela faz sucesso, presente em pratos quentes e frios, e servindo comumente como recheio de diversas iguarias.

Comentários