Pular para o conteúdo principal

Produto da semana: tangerina cravo



Benefícios vão além da vitamina C: propriedades diferem de uma tangerina para outra



Tangerina, ponkam, mexerica, dekopon e bergamota são alguns dos nomes dessas frutas cítricas, bastante conhecidas como fontes de vitamina C, e que encontramos com facilidade em feiras, sacolões e supermercados. 

É uma das frutas cítricas mais pela facilidade de ser descascada e prontamente consumida. O que muitos desconhecem é que cada variedade traz características bem distintas, como é o caso do produto indicado da semana, a tangerina cravo, também chamada de laranja cravo.

Basicamente, todas são excelentes fontes de vitamina, sais minerais e fibras. O que vai diferir a propriedade de cada uma é a cor da casca: as de tons mais alaranjados e vermelhos trazem propriedades anti-inflamatórias, colagogas (ajudam na produção da bílis, favorecendo o bom funcionamento do fígado e auxiliando na digestão e absorção dos alimentos), carminativas (combatem a flatulência e formação de gases no estômago), diuréticas e tônicas. Já as de casca mais esverdeadas possuem mais propriedades colagogas e carminativas.

A tangerina tem poucas calorias, cerca de 43 para 100 gramas. Além de rica em vitamina A –boa para a saúde dos olhos, do complexo B - que ajudam no crescimento e fortalecimento do sistema imunológico, e C – que combate gripes, resfriados, hipertensão arterial e ainda aumenta o apetite, a fruta é excelente fonte de magnésio, um calmante natural que também ajuda na produção de proteínas, e potássio, um mineral importante no processo de contração dos músculos, evitando cãimbras.

O chá preparado a partir das suas folhas combate a insônia. A indicação é tomar o chá morno antes de deitar para alcançar um sono mais tranquilo. A tangerina também ajuda no controle da diabetes do tipo 2, evitando o alto nível de colesterol e o acúmulo do excesso de gordura no organismo, consequentemente evitando a obesidade. 

Entretanto, os benefícios da tangerina só serão adquiridos se ingerrido também o seu bagaço (fonte de fibras e pectina, que ajudam na digestão). O seu consumo só é indicado com moderação para as gestantes, pois pode estimular contrações.

Uma dica importante: quando você for comprar a fruta, escolha sempre aquelas que ficam à sombra, protegidas da exposição da luz solar, pois o sol faz com que ela perca grande parte dos seus elementos nutritivos. 

Escolha sempre as tangerinas com cores vivas, casca brilhante e mais pesadas. A fruta pode ser conservada na geladeira por até três semanas sem perda do valor nutricional. Contudo, depois de descascada, deve ser consumida de imediato, justamente para não perder as suas propriedades.

Comentários