Pular para o conteúdo principal

Nossa Turma recebe a visita de índios de Alagoas


A Associação Nossa Turma - entidade que atende crianças de comunidades carentes do entorno do Entreposto Terminal Sâo Paulo (ETSP) -, recebeu nesta terça-feira (26/4) a visita de quatro índios da aldeia Fucaxó, tribo que fica próximo às margens do Rio São Francisco no Estado de Alagoas. 

 
Em sua primeira visita ao espaço, o quarteto indígena veio conhecer a Nossa Turma, que participa de ações voltadas em benefício à aldeia. Além de entreter e mostrar uma parte de sua cultura nativa, o pajé Soyré, pai do cacique Tawanã e dos índios Thekauanã e Etçamy, cantou, dançou e contou histórias sobre o lugar onde mora, para as crianças que lotaram o pátio da Nossa Turma.

“Somos da etnia Kariri Chocó, que tem mais de 400 anos e é a união das famílias do meu pai e da minha mãe. Ficamos mais civilizados com o tempo, mas nunca perdemos nossa tradição”, disse o pajé que é o curandeiro na aldeia em que vive.


 Participaram também do encontro, os adolescentes do Centro da Criança e do Adolescente (CCA) - parte do Instituto Rogacionista Santa Aníbal – que puderam aproveitar o momento e ao final, ter uma pintura indígena no rosto feita à mão pelo grupo.

Comentários