Pular para o conteúdo principal

Comemore o Dia Nacional da Saúde e Nutrição



O Ministério da Saúde coloca o dia 31 de março como o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, com o intuito de lembrar as pessoas sobre sua própria saúde e seus hábitos alimentares.

A CEAGESP, como a maior companhia atacadista de frutas, legumes, verduras e pescados do Brasil, não poderia deixar de lado uma data tão importante.

O consumo de produtos naturais e frescos contribui para uma alimentação saudável ao incluir nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, elevando consequentemente a qualidade de vida.

A adoção de uma atividade física de forma regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

O Ministério da Saúde lançou em 2006 um Guia Alimentar Para a População Brasileira, cujo mérito é trazer indicações de consumo saudável, levando-se em consideração os hábitos alimentares de cada região do país.

Veja abaixo algumas dicas de saúde e nutrição sugeridas pelo Ministério da Saúde:

  1. Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.
  2. Inclua diariamente seis porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas – de preferência integrais) e tubérculos, como as batatas, e raízes, como a mandioca, nas refeições. São fonte de energia e de fibras essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
  3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana, pois esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas.
  5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.
  6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite e manteiga.
  7. Evite refrigerantes, sucos e doces industrializados.
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
  9. Beba pelo menos dois litros de água por dia. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas.
  10. Pratique exercícios físicos por no mínimo 30 minutos diariamente.



Comentários