Pular para o conteúdo principal

Você sabe qual a relação de um ano bissexto com a agricultura?




Se os romanos não tivessem inventado o ano bissexto, o controle da agricultura se tornaria muito difícil, pois as estações do ano não teriam datas definidas. Quem trabalha no campo tem que saber qual o melhor período para se plantar esta ou aquela cultura, e isso seria muito complicado se a primavera, por exemplo, caísse em datas diferentes a cada ano.

O ano de 2016 é bissexto, ou seja, tem 366 dias. O dia a mais é acrescentado fevereiro, e é por isso que teremos 29 dias neste mês.
 
O ano bissexto sempre cai nos anos que terminam com múltiplos de quatro. 

Inventado pelos romanos na época do imperador Júlio César, o ano bissexto foi criado para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. 


Isso porque a volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.

 Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia. O mês de fevereiro foi escolhido por ser o que possui o menor número de dias do ano.



Comentários